Projeto aprovado obriga sinalização em portas, vitrines e paredes transparentes

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram na sessão extraordinária desta sexta-feira, 9, projeto de lei do vereador Tunico (União) que obriga os estabelecimentos públicos e privados a sinalizarem com tarjas ou faixas portas, vitrines e paredes transparentes. O objetivo é evitar acidentes com clientes e com o público em geral. Quem não obedecer à lei estará sujeito à advertência e multa.

 

De acordo com o projeto, a faixa de sinalização deverá ser aplicada a uma altura 1,10 a partir do piso. Residências familiares e vitrines que são assentadas sobre muretas não estariam obrigadas a seguir a lei.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, o vereador diz que os acidentes são comuns. “Em alguns casos, a dor física é acompanhada de constrangimento e vergonha. Em outros, quando o choque é muito violento, ele pode causar danos físicos, gerando prejuízos à saúde”, afirma.

 

Caso o estabelecimento não cumpra a lei, ele será notificado para se defender no prazo máximo de cinco dias. Permanecendo a infração, a Prefeitura dará uma advertência e, posteriormente, multa.

 

O projeto segue para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).