Projeto que proíbe pronomes neutros no ensino da Língua Portuguesa em Valinhos é aprovado

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Foi aprovado na sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, 9, projeto de lei do vereador Fábio Damasceno (Republicanos), que proíbe o ensino e uso de pronomes neutros nas escolas de Valinhos. Segundo o vereador, os estudantes devem ter direito ao aprendizado da Língua Portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino já existentes, sem modificações.

 

Os pronomes neutros são uma proposta de adaptação da língua, criados por grupos que não se identificam nem com o gênero masculino nem com o feminino. Na linguagem neutra, “amigo” ou “amiga” podem ser substituídos por “amigue”, por exemplo, como forma de representar pessoas não-binárias.

 

Se o projeto for sancionado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), a linguagem neutra não será permitida na grade curricular de ensino, nos materiais didáticos e em editais de concursos públicos. “As secretarias responsáveis pelo ensino básico e superior do município deverão empreender todos os meios necessários para valorização da língua portuguesa culta em suas políticas educacionais”, determina o projeto.

 

Na mensagem que acompanha a proposta de lei, Fábio Damasceno diz que a linguagem neutra atende a uma pauta ideológica. “Não raras são às vezes em que essa lógica de ensino é subvertida, criando-se uma linguagem completamente errônea e descabida para a formação do aluno. Além disso, a chamada “linguagem neutra” atende a uma pauta ideológica específica que tenta segregar ainda mais as pessoas”, justifica.

 

O projeto foi aprovado em segunda discussão com um voto contrário do vereador Marcelo Yoshida (PT). Na primeira discussão, o vereador Alécio Cau (PDT) também tinha votado contra, mas ele não estava presente na sessão desta sexta, justificando sua ausência.