Câmara receberá alunos do Colégio Fundamentum para primeira edição do projeto Jovem Vereador

#PraCegoVer: Foto mostra a fachada da Câmara. Em uma estrutura com revestimento preto está escrito "Câmara Municipal de Valinhos" e ao lado está o brasão do município.

  

A Câmara recebe no próximo dia 17, às 15h, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Fundamentum para participarem da primeira edição do projeto “Jovem Vereador”. A iniciativa do presidente Franklin e dos demais vereadores é aproximar os jovens de Valinhos da vivência política da cidade, abrindo espaço para os jovens realizarem uma sessão ordinária fictícia para discussão e encaminhamento dos problemas do município.

 

Alinhado à proposta do Fórum Valinhos 2030, o presidente da Câmara destaca que o programa “Jovem Vereador” usará como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Cada um dos participantes do programa Jovem Vereador adotará como agremiação partidária um dos eixos temáticos dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pertencentes à Agenda 2030, desenvolvidos pela cúpula das Nações Unidas”, explica Franklin.

 

Os projetos apresentados pelos alunos, que serão divididos em partidos políticos, farão parte dos anexos da Carta Valinhos, documento oficial emitido pela Câmara Municipal como etapa final das discussões do Fórum Valinhos 2030. A carta vai servir como parâmetro para o planejamento governamental nos próximos anos.

 

Nesta primeira etapa, apenas uma instituição de ensino vai participar. Posteriormente, a participação será ampliada, abrindo a possibilidade para escolas públicas e privadas atuarem no projeto. A Câmara, por meio da Escola do Legislativo, fornecerá a orientação e apoio técnico para auxiliar os jovens vereadores no desenvolvimento das atividades.

 

“Essa iniciativa seguramente proporcionará aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo, bem como irá estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a Câmara Municipal”, afirma Franklin.