Plano diretor e cidade sustentável é tema da próxima etapa do Fórum Valinhos 2030

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara visto de cima. É possível ver autoridades e convidados do fórum e o público que acompanha.

Organizado pela Câmara Municipal de Valinhos em parceria com a Unicamp e apoio da Faculdade Anhanguera - Valinhos (FAV), o Fórum Valinhos 2030 realiza no próximo dia 13, às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, sua terceira etapa. O tema, que será debatido em formato de painel será: “Plano diretor e Cidade Sustentável”.

 

Para tratar do tema, foram convidados a arquiteta e urbanista Maria Amélia Leite de Azevedo, que será a moderadora do evento; o arquiteto Valmir Antunes dos Santos, que foi um dos idealizadores do atual Plano Diretor e Ricardo Moretti, professor do Programa de Planejamento e Gestão do Território da UFABC- Universidade Federal do ABC e membro do Conselho de Orientação do ONDAS - Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. Também foi convidado para participar do painel o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eduardo Galasso Calligaris.

 

A proposta do tema “Plano Diretor e Cidade Sustentável” não é debater o atual Plano Diretor de Valinhos, mas sim entender como esta importante ferramenta de planejamento pode colaborar para que Valinhos encontre um modelo de desenvolvimento sustentável. O objetivo de usar o formato painel é colocar os participantes mais próximos da plateia com o moderador dando o ritmo aos trabalhos aproveitando ao máximo a discussão e dando oportunidade para um aproveitamento melhor das falas e intervenções dos participantes.

 

Lembrando que o Fórum tem como linha mestra de condução dos trabalhos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS - estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015 e como objetivo promover uma reflexão sobre a Valinhos que queremos para 2030, respondendo à questão: “Afinal, que Valinhos queremos para 2030?

 

Terceiro Setor

 

Já no dia 27 de outubro irá acontecer a quarta etapa do Fórum Valinhos 2030, que terá por tema: “O Terceiro Setor, políticas inclusivas e as 17 ODS”.

 

Para discorrer sobre este tema – que também será realizado no formato de painel – foram convidados: o jornalista Fernando D’Avila, ex-presidente do Recanto dos Velhinhos de Valinhos, que será o moderador do evento; o empresário Paulo Sérgio Paschoal, da Fundação D’Paschoal e um dos fundadores da Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos – FEAV;  Eliane Cherubini Moneda Macari, atual presidente da FEAV e Marcos M. Rocha, cofundador do Bureau Social e autor do livro “Negócios que podem transformar o mundo”.

 

O Fórum Valinhos 2030 é uma iniciativa do Legislativo Valinhense que traz para dentro do Parlamento especialistas, autoridades e sociedade para debater a Valinhos que queremos para 2030.

 

Esta é a terceira etapa do fórum, que já discutiu os Desafios da Sustentabilidade Urbana, em julho; Educação, Sustentabilidade e Governança, em agosto. Ao fim das etapas, será produzido um documento chamado “Carta de Valinhos”, que irá servir aos futuros administradores municipais como parâmetro e sugestão para a atuação político-administrativa local. O documento poderá ser usado como base para a elaboração dos futuros planos plurianuais, orçamentos e planos diretores.

 

O fórum é aberto ao público e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo), pelo Facebook e pelo Youtube.

 

As inscrições podem ser feitas no www.forumvalinhos2030.com.br.

 

Participe.