Pauta da sessão tem projeto para preservar área da Fazenda Fonte Sônia

 

Os vereadores devem votar na sessão desta terça-feira, 16, projeto de lei para preservar a área da Fazenda Fonte Sônia, em Valinhos. O texto declara o monumento do Cristo Redentor, o antigo casarão da fazenda, as lagoas e as nascentes como bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, estético, pedagógico e turístico. A proposta é assinada pelos vereadores Henrique Conti (PTB) e Alécio Cau (PDT).

 

Caso o projeto seja aprovado em plenário e sancionado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), ficarão proibidas ações que descaracterizem qualquer um desses bens. Toda obra e serviço que precisarem ser feitos no entorno das áreas tombadas precisarão passar por aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Valinhos (Condepav).

 

“A ideia de tombamento vem ao encontro da necessidade de preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo, impedindo assim a sua destruição ou até mesmo a sua descaracterização. Pois, se não existirem mecanismos legais de controle e direcionamento destes patrimônios históricos, culturais e ambientais, essas belezas naturais ou arquitetônicas estarão fadadas a desaparecer”, justificam os vereadores.

 

A Fazenda Fonte Sônia foi o ponto turístico mais famoso da história de Valinhos, movimentando a economia da cidade e atraindo pessoas de outras regiões. O local era famoso por suas águas com propriedades medicinais, produção de doces e por seu hotel fazenda. Em 2013 ela foi fechada para visitação e entre 2015 e 2016 foi objeto de um projeto imobiliário.

 

A pauta completa da sessão pode ser conferida aqui.

 

A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo), pela TV VV8 (canal 8 da Claro), pelo Facebook e pelo Youtube.