Unicamp quer que Fórum Valinhos 2030 seja modelo para discussão em outras cidades da região

#PraCegoVer: Foto mostra Roberto Donato, da Unicamp, concedendo entrevista ao jornalista Aelton Aquino, da TV Câmara.

 

A iniciativa da Câmara Municipal de Valinhos em promover um fórum para discutir propostas e soluções que visam melhorar as políticas públicas nos próximos anos pode ser replicada em outras cidades da região. A Unicamp, parceira do evento, disse que tem o objetivo de oferecer seus conhecimentos para integrar as cidades em torno de uma agenda de sustentabilidade.

 

No último dia 7, na primeira noite de debates do Fórum Valinhos 2030, Roberto Donato, que representou a reitoria da universidade, concedeu entrevista à TV Câmara. “A Unicamp vem construindo uma prioridade nas ações de sustentabilidade, seja no aspecto do ensino, da pesquisa e da extensão, mas também da própria gestão acadêmica. Dentro desse aspecto, buscamos um contato com cidades da região. Nosso maior produto em relação a isso é o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, que pretende integrar o campus da Unicamp com o entorno da cidade de Campinas”, explicou.

 

Ao longo do ano, o fórum vai usar como diretriz os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável defendidos pela ONU. Entre eles estão a erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; educação de qualidade; água potável e saneamento; trabalho decente e crescimento econômico; e a redução da desigualdade.  

 

Os debates se estendem até novembro de 2022 com painéis, que contarão com a presença de especialistas de universidades e da população em geral. A organização está a cargo da Escola do Legislativo.  

 

Após os painéis, a ideia é que seja produzido um documento chamado “Carta de Valinhos”, que irá servir aos futuros administradores municipais como parâmetro para a atuação político-administrativa local. O documento poderá ser usado como base para a elaboração dos futuros planos plurianuais, orçamentos e planos diretores. 

 

A próxima discussão do Fórum deve ocorrer em agosto.

 

Inscrições podem ser realizadas pelo site www.forumvalinhos2030.com.br.