Fórum com especialistas na Câmara vai discutir a Valinhos que queremos para 2030

 

O Fórum Valinhos 2030, uma iniciativa da Câmara Municipal para discutir os desafios e propostas para melhorar a qualidade de vida da população, já tem data marcada para a primeira noite de debate. Será no dia 7 de julho, às 19h, com a presença do professor Ernesto Dimas Paulella e do engenheiro sanitarista Alexandre Gonçalves. O fórum será feito em parceria com a Unicamp e apoio da Faculdade Anhanguera de Valinhos. O tema da noite será Desafios da Sustentabilidade Urbana.

 

A proposta do Fórum Valinhos 2030 é ampliar o debate entre autoridades e sociedade civil em torno de políticas públicas para os próximos anos. O fórum vai usar como diretriz os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável defendidos pela ONU. Entre eles estão a erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; educação de qualidade; água potável e saneamento; trabalho decente e crescimento econômico; e a redução da desigualdade.

 

Os debates vão se estender até novembro de 2022 com painéis híbridos (digital e presencial), que contarão com a presença de especialistas de universidades e da população em geral. A organização ficará a cargo da Escola do Legislativo.

 

Após os painéis, a ideia é que seja produzido um documento chamado “Carta de Valinhos”, que irá servir aos futuros administradores municipais como parâmetro para a atuação político-administrativa local. O documento poderá ser usado como base para a elaboração dos futuros planos plurianuais, orçamentos e planos diretores.

 

“O fórum vai trazer uma reflexão daquilo que devemos ter como compromisso e como responsabilidade pela nossa cidade. E mais do que isso, construir uma Valinhos do futuro a partir do diálogo, respeitando as instituições, as lideranças constituídas e envolvendo a nossa sociedade”, explicou o presidente Franklin.

 

O fórum será aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo), pelo Facebook e pelo Youtube.

 

 

 

 

Convidados

 

Ernesto Dimas Paulella é coordenador do curso de especialização em gestão pública, na PUC Campinas, e secretário municipal de Serviços Públicos, em Campinas.

 

Alexandre Gonçalves é engenheiro sanitarista formado pela PUC Campinas, com curso de especialização em áreas contaminadas pela UNICAMP. Também é diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Campinas.