Projeto aprovado na Câmara cria 470 novos cargos na área da Educação

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 21, projeto de lei encaminhado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), que cria novos cargos no quadro do magistério do município. Ao todo são 470 novos cargos, sendo a maior parte deles para Professor I (200 cargos). O aumento no quadro de professores é necessário para atender à demanda da rede municipal pelos próximos 10 anos.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, a prefeita alega que a contratação de professores não será imediata. A previsão é que haja a contratação de 100 professores para os anos de 2022 e 2023. O restante seria chamado conforme as necessidades da Secretaria da Educação.

 

O vereador Alécio Cau (PDT) lamentou o fato de ainda não haver planejamento para a contratação imediata. “Ainda não está claro quantos professores serão efetivamente contratados ainda este ano. É um projeto importante, mas extremamente atrasado (...) A Câmara aprovou uma estrutura administrativa da prefeitura em dezembro do ano passado e isso não estava previsto. Seis meses depois estamos mexendo de novo na estrutura administrativa. Falta planejamento a longo prazo no nosso município”, criticou.

 

O vereador Alexandre Japa (PRTB) disse que há falta de professores na rede. “Recebo mensagem de pais de alunos que reclamam da falta de professores. A gente sempre cobra a Secretaria da Educação. Que isso seja o começo da melhoria na pasta da Educação e que a gente possa contribuir para que o próximo passo seja a melhoria da questão salarial dos professores também”, disse.

 

 

Mais Educação

 

Ainda na sessão, os vereadores aprovaram projeto de lei que autoriza a prefeita a abrir um crédito adicional suplementar no orçamento até o valor de R$ 3.852.000,00. Parte do valor será destinada para ampliação e reforma da CEMEI Emely Tofolo Machado e também contratação de cuidadores e intérpretes de Libras nas escolas.

 

O vereador Mayr (Podemos) comemorou a contratação de intérpretes. “Há tempos venho cobrando uma postura mais inclusiva do Executivo para que crianças e jovens com limitação auditiva não sejam prejudicados em seus estudos. Desde a administração passada, luto por isso”, discursou.

 

O vereador André Amaral (PSD) lembrou que a demanda por intérpretes e cuidadores é antiga. “Sairemos do modelo de contratação de estagiários e voltaremos ao modelo de cuidadores. O que peço é que a contratação desses cuidadores seja feita com bastante critério”, pontuou.