Vereadores aprovam projeto para abertura de 97 novos jazigos no cemitério municipal

#PraCegoVer: Foto mostra imagem do cemitério, com túmulos e flores.

 

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 14, projeto de lei encaminhado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), que abre espaço para a construção de 97 novos jazigos no Cemitério Municipal São João Batista. O projeto desafeta da classe de bens de uso comum e transfere para a classe de bens de uso especial uma área em frente ao cemitério para que a ampliação possa ocorrer.

 

A área que consta no projeto é, oficialmente, uma rua sem denominação, mas há anos serve como estacionamento.

 

O aumento da vida útil do cemitério tem sido discutido pelos vereadores nos últimos anos. Em 2017, os vereadores aprovaram projeto de lei encaminhado pelo ex-prefeito Orestes Previtale, que autorizava a concessão de uma área do cemitério, de aproximadamente 4 mil metros quadrados, que daria espaço a um cemitério vertical. No entanto, o projeto não saiu do papel por falta de interesse da iniciativa privada.

 

Para o vereador Mayr (Podemos), a ampliação pretendida agora pela prefeitura é uma solução paliativa. Segundo ele, a solução mais simples e rápida seria, de fato, uma verticalização. “O espaço está terminando. É importante que a prefeitura tome uma decisão, se vai fazer um novo chamamento público ou se ela mesma vai fazer o projeto e desenvolver (...) Imagine os valinhenses não terem onde enterrar seus entes queridos?”, alertou.

 

O vereador Edinho Garcia (PTB) lembrou que cada vez fica mais difícil atrair empresas para tocar o projeto de verticalização, porque a pequena área disponível não é interessante para a iniciativa privada. “A Administração precisa ter coragem e fazer ela mesma o projeto, porque essa solução de agora é paliativa. Já abriu a rua lateral, abriu a rua da frente, quase 100 jazigos a mais. Isso em 1 ano supre toda a demanda”, disse.

 

O projeto segue agora para sanção da prefeita Capitã Lucimara.