Comissão de Saúde da Câmara entrega relatório de visitas às UBSs para a prefeita

#PraCegoVer: foto mostra vereadores e representantes em reunião com a prefeita. Estão todos sentados em uma mesa acompanhando a fala do vereador Gabriel Bueno.

 

A Comissão de Higiene e Saúde da Câmara, presidida pelo vereador André Amaral (PSD), entregou para a prefeita Capitã Lucimara (PSD) o relatório de visitas que os vereadores fizeram às Unidades Básicas de Saúde do Município. O documento consolida os dados coletados em cada uma das visitas às 14 UBSs, que foram realizadas desde 2021 com o apoio de servidores e conselheiros comunitários que atuam nas unidades.

 

O relatório, de 80 páginas, foi lido de forma resumida pelo vereador Gabriel Bueno (MDB), durante a sessão. Segundo ele, um questionário foi aplicado em cada um dos locais e um diagnóstico foi feito. A constatação foi falta de equipamentos em algumas unidades, dificuldades de acessibilidade, falta de prontuário eletrônico, entre outras questões. “Após as visitas, fica ainda mais notória a necessidade de um olhar mais atento às UBSs, que são a porta de entrada preferencial do SUS”, disse.

 

“Esperamos que o diagnóstico apresentado contribua na elaboração de um plano de ação efetivo para solucionar pequenos e grandes problemas que afetam diariamente cada um dos usuários dos serviços de saúde”, concluiu o vereador André Amaral.