Projeto aprovado prevê sessões de cinema adaptadas para pessoas com Autismo e Síndrome de Down

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 7, projeto de lei que prevê a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e outras síndromes semelhantes. A proposta obriga as operadoras de cinema de Valinhos a disponibilizarem pelo menos uma sessão por mês como forma de inclusão desse público.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, o vereador alega que essas pessoas podem desenvolver aversão a luzes muito fortes e sons intensos, o que as acaba impedindo de frequentar cinemas como forma de entretenimento. “Outros municípios  já  adotaram  essas  sessões  especiais,  como  o  Rio  de Janeiro e algumas cidades do Paraná”, explica o vereador.

 

A “Sessão Azul”, como deverá ser chamada essa sessão especial, não poderá ter preço diferente das demais sessões e serão abertas ao público em geral. As entidades regularmente constituídas e que representam os interesses desse público poderão auxiliar as empresas operadoras de salas de cinema na definição de títulos de filme, horários e peculiaridades para melhor adequação da sessão.

 

O projeto segue para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Poupatempo

 

Ainda na sessão, os vereadores aprovaram projeto de lei do Poder Executivo que autoriza a celebração de convênio com o Governo do Estado de São Paulo para operacionalização do Poupatempo em Valinhos.

 

O órgão, que facilita a emissão de documentos, está instalado no prédio do Caribe Center, no Jardim São Marcos.