Projeto do vereador Fábio Damasceno quer prevenir acidentes por engasgamento

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Fábio Damasceno discursando na tribuna da Câmara.

 

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) apresentou, na sessão desta terça-feira, 3, projeto de lei que obriga a colocação de cartazes em todos os lugares que vendem alimentos, ensinando os clientes a fazerem a chamada Manobra de Heimlich, usada em casos de emergência por asfixia. Segundo ele, a medida é simples, barata e capaz de salvar vidas.

 

“Durante uma refeição, um fragmento de alimento pode alojar-se na traqueia e obstruí-la, levando em poucos minutos a pessoa ao óbito, o que seria evitado por uma medida extremamente simples e que pode ser aplicada por qualquer pessoa”, explica o vereador, destacando a importância da Manobra de Heimlich.

 

De acordo com o projeto, o cartaz deverá ser ilustrativo, com instruções sobre o passo a passo da técnica tanto para adultos quanto para bebês e também deverá conter o telefone do serviço de emergência (192).

 

Estabelecimentos que não cumprirem a lei serão notificados e podem ser multados, caso não regularizem a situação.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.

 

 

Manobra de Heimlich

 

Na Manobra de Heimlich utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

 

A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações.