Câmara se compromete a cobrir a perda salarial de 2021 dos servidores

Reajuste deverá seguir o INPC do início de maio. Variação anual do índice está em 11,73%

#PraCegoVer: Franklin e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais posam para foto em frente a bandeiras em uma sala com vista para uma área verde.

Em reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos de Valinhos, o presidente da Câmara, Franklin (PSDB), comprometeu-se a ajustar os salários dos servidores de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) a ser divulgado em maio de 2022.

                                                                                                                                     

Em março, a inflação anual medida pelo índice chegou a 11,73%. Os salários da Câmara passam por revisão todo dia 30/05 e costumam ser reajustados segundo o INPC divulgado em maio pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

Reunião com Sindicato               

 

O compromisso de Franklin aconteceu durante uma reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos de Valinhos na terça, 19. O presidente da instituição, Valteni Santos, e os diretores Sérgio A. M. Ignácio e Marcos Lobo foram recebidos na presidência para tratar sobre um ofício contendo a pauta de reivindicações protocolada em 22/03.

 

Além do dissídio coletivo, o Sindicato reivindicou o vale-refeição (VR) para todos os servidores da Câmara, vale-combustível e um plano de cargos e carreiras para o quadro geral de servidores de Valinhos.

 

Atualmente, apenas funcionários de carreira recebem o VR, mas o benefício deve ser estendido aos ocupantes de cargos de comissão na Câmara. O vale-refeição foi objeto de projeto de resolução aprovado na sessão de 08/03.

 

Quanto ao vale-combustível, Franklin afirmou que “não há previsão legal no ordenamento jurídico municipal, tanto pela legalidade, quanto pela constitucionalidade do benefício”.

 

Sobre o plano de cargos e carreiras dos servidores, o presidente informou que a Câmara é sensível à demanda, mas que compete à chefe do executivo implantar o plano.

 

 “É muito importante ressaltar que o presidente da Câmara vem recebendo o sindicato sempre que solicitado”, informou o Sindicato em texto publicado no jornal Gazeta de Itupeva. “Sua disposição em responder brevemente nossos documentos, demonstram atitudes de quem valoriza não só o agente sindical, mas principalmente o servidor público de Valinhos”, dizia o texto.