Câmara trabalha por acordo entre Prefeitura e Santa Casa para garantir assistência à população

 

Os vereadores da Câmara de Valinhos estão acompanhando de perto o imbróglio envolvendo a Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia em torno da renovação contratual que irá garantir a continuidade dos serviços de saúde prestados à população.

 

Na última segunda-feira, dia 13, representantes do hospital procuraram o presidente da Câmara, vereador Franklin, para tratar do assunto. Já na manhã desta terça-feira, dia 14, os vereadores foram convidados pela prefeita Capitã Lucimara (PSD) para comparecerem à Prefeitura para tratar do impasse. Na reunião, além do presidente da Câmara, também estiveram presentes os vereadores Edinho Garcia (PTB), Gabriel Bueno (MDB),  Thiago Samasso (PSD), Tunico (DEM), André Amaral (PSD) e Fabio Damasceno (Republicanos).

 

Para Franklin, a situação pede consenso de ambas as partes para que a população que depende do Sistema Único de Saúde – SUS -  não sofra.

 

A Santa Casa, hospital que atende pelo SUS em Valinhos, informou à Câmara que quer renovar e que já declinou de alguns pedidos feitos à Prefeitura para prosseguir com o convênio. Outros pontos ainda dependem de conversa com técnicos tanto do hospital quanto da Secretaria de Saúde da Prefeitura. Em nota encaminhada à imprensa na tarde desta terça-feira, a Prefeitura informa que trabalha para renovar o convênio, mas até o momento a situação não foi resolvida.

 

“Fazemos aqui um apelo para que as partes sentem, conversem e cheguem a um consenso o mais rápido possível. Já conversamos com a Prefeitura e com a Santa Casa e ambas querem acertar esta situação. O que falta é um alinhamento em alguns detalhes. Nós, vereadores, estamos a todo tempo ouvindo e atuando para que um acordo seja feito. Como representantes do povo, o que queremos é que a população não saia prejudicada”, disse o presidente da Câmara.

 

Para ele, a situação da saúde já está complicada por conta da pandemia e ela não pode ser agravada por uma crise institucional. “Não podemos ser intransigentes. O diálogo e o consenso são os melhores caminhos para resolvermos essa situação e a gente conta com a Prefeitura e com a Santa Casa para que juntos possamos avançar para um entendimento e um acordo onde a população ganhará”, finalizou.

 

O vereador Gabriel Bueno disse que está acompanhando o caso e torce para que as partes cheguem a um consenso, para o bem da população. “Conversei com os dois lados. A prefeitura além de ver a questão da facilidade para a nossa população, tem que ver a questão da economicidade. Isso é a Lei. E a Santa Casa também precisa da prefeitura para manter seus serviços. São anos de parceria, que tenho certeza que vão pesar na hora deles sentarem novamente para conversar”, afirmou.

 

O vereador Fábio Damasceno disse que sua preocupação maior é com a população. “Diante desta situação entre Santa Casa e Prefeitura, a minha preocupação é com a população que depende dos SUS. Faço votos que cheguem ao um consenso”, concluiu.