Sou Valinhos diz que não tem condições de colocar 100% da frota em operação sem apoio financeiro da Prefeitura

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Tunico discursando na tribuna da Câmara. Ele tem um documento e uma caneta em mãos.

 

A Sou Valinhos, empresa responsável pelo transporte público na cidade, afirmou que não tem condições de colocar 100% da frota em operação se não houver apoio financeiro da Prefeitura. A informação foi dada em resposta a uma moção encaminhada pelo vereador Tunico (DEM) à empresa.

 

No início do mês passado, o vereador apresentou moção pedindo o retorno de todos os ônibus às ruas, porque, segundo ele, com a retomada das atividades comerciais, era necessário voltar com o transporte em sua totalidade.

 

Na resposta enviada à Câmara, a empresa diz que a frota hoje em circulação está compatível com a prevista no edital, levando em consideração a redução de passageiros com a pandemia. “Está se garantindo a oferta de serviços necessária à demanda atualmente existente, sendo, inclusive, proporcionalmente superior à oferta que havia antes da pandemia”, afirma.

 

Segundo a Sou Valinhos, a receita obtida com as passagens está abaixo dos custos fixos do sistema e que, portanto, não há condições de se aumentar a frota.

 

No documento, a empresa ainda cobrou uma ação do Poder Executivo. “O município, na qualidade de Poder Concedente, tem a obrigação legal e contratual de cuidar e zelar pela manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, conforme já exposto anteriormente, inclusive respondendo pelos casos de força maior, todavia nada fez até o momento”, diz.

 

Está em tramitação na Câmara projeto de lei em que a prefeita Capitã Lucimara (PSD) pede autorização dos vereadores para conceder subsídio financeiro à empresa, mas a matéria ainda está em análise pelos parlamentares.