CPI da Covid: servidora da Saúde afirma que não recomendou compra de testes

#PraCegoVer: Foto mostra Vânia Peretti sentada no plenário da Câmara, ouvindo as perguntas do vereador Gabriel Bueno. Ao lado de Gabriel, estão os vereadores André Amaral à direita e César Rocha à esquerda.

 

A farmacêutica química responsável pela coordenação do Laboratório Municipal, Vânia Peretti, afirmou à CPI da Covid nesta quarta-feira (25) que não recomendou a compra dos testes para detecção da doença no ano passado. A CPI da Covid em Valinhos busca respostas para identificar os responsáveis por deixar vencer 680 testes, comprados pela gestão anterior, e que venceram no início deste ano.

 

Segundo Vânia, ela foi consultada informalmente sobre a compra e sugeriu a aquisição dos testes de uma outra marca. No entanto, a compra teria sido alterada para a aquisição de um produto mais barato e menos eficaz.

 

Vânia foi convidada a comparecer à CPI após ser citada no depoimento da secretária Carina Misságlia na reunião da CPI do dia 18. Na ocasião, Carina também rebateu as afirmações dadas pelo ex-secretário Luiz Carlos Fustinoni. Segundo Fustinoni, secretário na época da compra dos testes, o processo de compras contou com a participação de profissionais técnicos da secretaria.

 

A CPI é presidida pelo vereador Rodrigo Toloi (DEM) e tem César Rocha (DC) como relator. Também fazem parte os vereadores Alécio Cau (PDT), André Amaral (PSD), Edinho Garcia (PTB), Gabriel Bueno (MDB), Mayr (Podemos) e Marcelo Yoshida (PT).