Vereadores aprovam entrada de Valinhos em consórcio de Saúde

#PraCegoVer: Foto mostra profissional da saúde vestido com traje azul, portando um estetoscópio e com prancheta e caneta em mãos.

 

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (24) a entrada de Valinhos no Cismetro, consórcio que reúne cidades da região para ações conjuntas na área da saúde. Segundo a prefeita Capitã Lucimara (PSD), que foi quem encaminhou o projeto à Câmara, a autorização vai permitir reduzir filas de consultas e exames na cidade. O projeto foi aprovado com 1 voto contrário do vereador Henrique Conti (PTB).

 

O presidente do Legislativo, vereador Franklin (PSDB), parabenizou os demais vereadores e as comissões que, segundo ele, fizeram um ótimo trabalho de diálogo e discussão durante o tempo em que o projeto esteve em tramitação. “Desde o início, trabalhamos de forma muito serena. É um projeto que sempre teve o apoio do conselho de saúde e que foi objeto de muita conversa”, ressaltou.

 

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) disse acreditar que o projeto vai, de fato, atender a demanda do município e está dando um voto de confiança. “Espero e torço para que esse projeto dê certo (...) Fui a Paulínia, vi como funciona, só que nós vamos ver na prática, em Valinhos, a partir da aprovação desse projeto. Espero que não desmontemos todo o sistema de saúde e tenhamos surpresa depois (...) Espero que as pessoas sejam verdadeiramente contempladas”, discursou.

 

O vereador Edinho Garcia (PTB) disse também esperar melhoras. “Sabemos que tem gente esperando cirurgias por mais de 1 ano (...) Infelizmente tem casos em que a pessoa marcou exame para ser feito em 90 dias e morreu antes (...) Vamos apostar que realmente isso vai vir para resolver os problemas dos munícipes”, afirmou.

 

Para o vereador André Amaral (PSD), esse é um dos projetos mais importantes aprovados na Câmara nesta legislatura. “Estamos dando esse voto de confiança, junto ao conselho de saúde, junto à toda a equipe de funcionários da saúde, confiando no trabalho da gestão, de pesquisa, de busca de soluções, confiando no trabalho da secretária”, disse.

 

 

2ª discussão

 

Essa foi a segunda e última discussão do projeto de lei que permite a entrada de Valinhos no Cismetro. O texto precisou passar por duas votações, devido ao voto contrário de Henrique Conti. Na sessão da semana passada, ele defendeu que a proposta precisava ser melhor discutida com a população.

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde já conta com a adesão de Amparo, Artur Nogueira, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Ipeúna, Irecamápolis, Jaguariúna, Limeira, Monte Mor, Morungaba, Paulínia, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santo Antônio de Posse e Tuiuti. Para oferecer serviços ao consórcio, os profissionais e empresas interessadas devem se credenciar.