Feira do Produtor: 19 anos oferecendo frutas, verduras e uma fatia de amizade

Documento aprovado na Câmara homenageia a feira, que acontece aos sábados no Parque da Festa do Figo

#PraCegoVer: Moça oferece vegetais em uma bandeja de isopor a uma cliente com uma sacola de pano no ombro. A banca da feirante está coberta com frutas e verduras, algumas em bandejas de isopor.

A Câmara aprovou um requerimento parabenizando a Feira do Produtor de Valinhos pelos 19 anos de atividade. A feira mais antiga da cidade funciona todos os sábados, das 6h às 10h no Parque da Festa do Figo.


“É um negócio que une produtor e consumidor”, diz o vereador Conti (PTB), autor do documento. “O produtor consegue vender a um preço um pouquinho maior do que ele receberia e, principalmente, recebe à vista. O consumidor tem a possibilidade de comprar um produto mais fresco, que foi colhido às vezes no mesmo dia, ou no dia anterior e também acaba sendo um pouco mais barato”, explica.

A feira é fruto da luta de agricultores como Odair Nascimento. O sitiante já passou dos 60, mas não deixa de trabalhar, mesmo nas manhãs geladas. Em sua banca, a TV Câmara encontrou frutas difíceis de comprar no mercado, como jambo, carambola e mamão caipira.

Odair era presidente do Sindicato Rural de Valinhos e organizou os outros agricultores para criar a feira.

“Foi uma sugestão, uma reivindicação do pessoal que morava na cidade, que queria comprar frutas, verduras no sítio e não sabia como”, afirma. “Eles pediram para o prefeito da época. Então a gente reuniu os produtores que queriam vender e o prefeito cedeu esse espaço. Foi um sucesso - no começo, a gente chegava 5 da manhã e ia embora 2 da tarde.

Hoje a feira tem dez expositores. Além de produtos da roça, tem comidas prontas e um ingrediente secreto: a proximidade entre as pessoas.

“Conheço todo mundo”, afirma César Carneiro, aposentado. “Inclusive tem alguns que eu tenho grupo de WhatsApp. Então já faço pedido na quinta, sexta-feira e eles já reservam pra mim. Chego mais tarde aqui e não tem perigo de chegar e não achar [as frutas e hortaliças].

A proximidade com os agricultores também motiva o engenheiro José Olímpio Cunha a frequentar a feira. “Pelo fato de Valinhos ser a terra do figo, estar no circuito das frutas, é importante preservar a agricultura familiar aqui. Então é um incentivo. A gente procura comprar coisas daqui da terra pra tentar manter essa atividade aqui pra sempre”, afirma.