Tunico propõe incluir filé de peixe na merenda das escolas

#PraCegoVer: Print de tela mostra Tunico acompanhando a sessão de 25/05/2021. Sua figura ocupa metade da tela, na outra estão seis outros vereadores.

O vereador Tunico (DEM) apresentou projeto de lei para incluir o filé de peixe entre os itens obrigatórios do cardápio da merenda escolar nas escolas municipais de Valinhos.

 

Se o projeto for aprovado e virar lei, os pescados deverão ser frescos. Ficaria a cargo da Secretaria de Educação fazer a mudança no cardápio, supervisionada pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

 

Na mensagem que acompanha o projeto de lei, Tunico destaca que peixes são ricos em proteínas, vitaminas A, D e B e minerais como cálcio, fósforo e iodo. “A introdução do peixe no cardápio de crianças e adolescentes contribui para o desenvolvimento saudável e integral, auxilia na formação do sistema nervoso e, segundo recomendações de especialistas, deveriam ser consumidos ao menos duas vezes por semana”, escreve o vereador.

 

Tunico afirma ainda que a proposta traria benefícios para o meio ambiente e para a economia. “A criação de peixe é uma atividade de menor impacto ambiental em relação a outras criações como a de ruminantes, por exemplo,” afirma. “Estaremos incentivando a geração de emprego e renda, de um lado, estimulando a produção familiar no sistema de água doce, em lagos na zona rural, e do outro beneficiando aos alunos”, complementa.

 

As comissões da Câmara vão analisar o projeto, que ainda não tem data para ser votado.