Vereadores solicitam à Câmara dos Deputados aprovação de apoio financeiro à agricultura familiar

#PraCegoVer: Dois adultos e quatro crianças/adolescentes seguram hortaliças. A família posa em frente a um terreno onde se veem diferentes tipos de cultivos plantados.

Os vereadores decidiram enviar uma moção apelando à Câmara dos Deputados para que aprove um projeto de lei de auxílio financeiro aos pequenos agricultores. O PL 823/2021 prevê transferências únicas de R$ 2.500 a R$ 3.500 para agricultores familiares.

 

Se aprovado, o projeto deve beneficiar famílias de agricultores em situação de pobreza durante o estado de calamidade causado pela Covid-19. O dinheiro precisa ser usado para produzir alimentos ou construir cisternas ou outras tecnologias de acesso à água.

 

O vereador Marcelo Yoshida (PT) é autor da moção, aprovada na Câmara de Valinhos em 27/04. Para Marcelo, o apoio financeiro é “imprescindível para assegurar o abastecimento de alimentos a toda a população brasileira”.

 

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, a agricultura familiar ocupa 10,1 mi de pessoas, ou 67% de todo o pessoal ocupado em agropecuária no Brasil. Esse setor da agricultura responde por 42% do valor da produção de feijão, 48% do café e da banana e 80% da mandioca.

 

Foto: Divulgação/Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba