Projeto aprovado obriga empresa de ônibus a colocar álcool em gel nos coletivos

#PraCegoVer: Foto de divulgação da Prefeitura mostra ônibus coletivo da cidade cruzando avenida em frente à rodoviária.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão virtual desta terça-feira (27) projeto de lei que obriga a empresa responsável pelo transporte público em Valinhos a disponibilizar álcool em gel para os passageiros dentro dos coletivos. Há meses, a Câmara defende a medida, mas até o momento não foram adotadas providências. O projeto, que agora deverá ser sancionado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD) para entrar em vigor, prevê multa caso a determinação não seja seguida.

 

Em discurso na sessão, a vereadora Simone Bellini (Republicanos), que é autora do projeto, disse que o objetivo é proteger o cidadão valinhense. “Muitas empresas e órgãos públicos estão se adequando (...) Podemos ter certeza de que um dispenser de álcool em gel não vai deixar a empresa mais pobre. Todo comércio e empresa de Valinhos é obrigada a manter esse álcool em gel”, destacou.

 

O projeto diz que todos os ônibus deverão conter recipiente com álcool em gel, em local de fácil visualização e acesso para pessoas com deficiência.

 

 

Outros projetos

 

Ainda na sessão, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei do vereador Gabriel Bueno (MDB), que prevê a publicação do cronograma de corte de mato em Valinhos, no site da Prefeitura. Segundo o parlamentar, o objetivo é dar mais transparência ao serviço público, permitindo que os munícipes tenham acesso à informação de quando a roçagem acontecerá em seu bairro ou região.

 

Outro projeto aprovado é o de autoria do vereador Veiga (DEM), que permite o uso integral da calçada por bares e restaurantes para a colocação de mesas e cadeiras no período noturno. O texto prevê que parte da rua possa ser reservada para trânsito de pedestres, com a colocação de cones e sinalização, garantindo, assim, a segurança de todos.  

 

Também foi aprovado o projeto de lei da prefeita Capitã Lucimara (PSD), que aumenta a participação de servidores efetivos no Conselho Fiscal do Valiprev, de 2 para 3 membros. Com a mudança, o colegiado passará a ter 6 membros no total: 3 servidores efetivos e 3 indicados pelo Poder Executivo.