Mônica Morandi propõe programa de emprego para mulheres chefes de família

#PraCegoVer: Mulher estuda e faz contas em calculadora do celular na oficina oferecida sobre fluxo de caixa oferecido pelo Sebrae em Itapevi (SP).

A vereadora Mônica Morandi (MDB) apresentou projeto de lei criando em Valinhos o “Programa Municipal de Inclusão Produtiva da Mulher”. A proposta é capacitar para o trabalho mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social. 

 

A proposta é criar um banco de dados com mulheres interessadas, encaminhá-las para vagas de emprego e cursos e fomentar a formação de cooperativas, entre outras ações. 

 

O foco do programa seriam mulheres com poucas oportunidades de emprego devido aos poucos anos de estudo ou à falta de qualificação profissional, além daquelas atingidas pela pandemia. 

 

“Diante da busca por melhores condições de vida, muitas mulheres foram se tornando arrimo de família”, escreve Mônica Morandi na mensagem que acompanha o projeto de lei. “Árdua é a luta da mulher no mercado de trabalho, seja por responsabilidades domésticas assumidas ao longo da história, maternidade e, incrivelmente até hoje, pela diferença salarial em comparação com os homens”, acrescenta. 

 

O projeto foi lido na sessão de terça, 13, e agora tramita pela Câmara. Não há data para sua votação. 

 

 

Foto: Oficina sobre fluxo de caixa oferecido pelo SEBRAE - Crédito: Felipe Barros/ExLibris/Prefeitura Municipal de Itapevi