Projeto aprovado na Câmara valoriza quem trabalha com turismo em Valinhos

#PraCegoVer: Foto mostra tronco de árvore em primeiro plano. Ao fundo, um campo com plantação de figo e outros cultivos.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão virtual desta terça-feira (13) projeto de lei que pretende valorizar os profissionais que trabalham com turismo em Valinhos. De acordo com o texto, turistas que vierem à cidade com agências ou ônibus de excursão deverão estar acompanhados de guias locais nas visitas aos atrativos turísticos. A medida prepara o setor para a retomada das atividades assim que a pandemia estiver sob controle.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, os vereadores destacam a força do turismo rural na cidade, assim como a presença de prédios históricos na zona urbana e tradições culturais. A proposta é de autoria dos vereadores Veiga (DEM), Franklin (PSDB) e Henrique Conti (PTB).

 

Os guias locais deverão ter conhecimento da história, cultura e características da região, por meio do gerenciamento e supervisão de associação devidamente regulamentada, com experiência comprovada na organização de roteiros turísticos e visitas guiadas.

 

Em discurso na sessão, o vereador Henrique Conti explicou que o projeto faz uma alteração em lei de sua autoria, sancionada em 2003, que trata do turismo rural na cidade, e disse que o projeto vai ajudar na organização do turismo em Valinhos ao tratar da obrigatoriedade de visitas guiadas em áreas urbanas também. “O passeio turístico pela cidade de Valinhos começou a ficar importante (...) Temos uma associação de guias e monitores de turismo muito bem organizada aqui (...) então esse projeto casa muito bem com a proposta da associação e do turismo em nossa cidade”, disse.

 

O vereador André Amaral (PSD) parabenizou a associação de guias e monitores de turismo da cidade. “Certamente será um grande ganho para o desenvolvimento econômico e turístico da nossa cidade”, completou.

 

O vereador Veiga disse que o projeto vai melhorar ainda mais o que é feito em Valinhos. “Não tem definição de qual seria a associação, mas teria que ser acompanhado de uma associação que conheça a história de Valinhos, a história do Figo Roxo”, exemplificou.

 

O presidente da Câmara, vereador Franklin, enalteceu aqueles que trabalham com o turismo na cidade, ressaltando os desafios superados ao longo dos anos. “Essa propositura é de grande importância porque traz o protagonismo que a associação precisa, que o guia e monitor precisam, para justamente enriquecer essa experiência de turismo (...) Nós temos aqui uma riqueza grande e pouco explorada (...) Espero que essa próxima administração possa entender o turismo como algo que pode ajudar muito, tanto como fonte de renda, quanto também na parte cultural e social”, destacou.

 

O projeto segue para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Contenção de água da chuva

 

Durante a sessão também foi aprovado projeto de lei do vereador Henrique Conti (PTB), que estabelece normas para contenção de enchentes e escoamento das águas da chuva em novos loteamentos e condomínios. O texto segue agora para o Poder Executivo.