Vereadores querem que ecoponto no Santa Gertrudes seja instalado em outro lugar

#PraCegoVer: Foto mostra os vereadores em janelas do aplicativo de videoconferência durante a sessão ordinária.

 

Vereadores voltaram a pedir na sessão virtual desta terça-feira (30) que o ecoponto que está sendo instalado pela prefeitura no bairro Santa Gertrudes seja implementado em outro lugar. A obra tem sido alvo de críticas da população e um abaixo-assinado chegou a ser apresentado ao Poder Executivo. A moção pedindo a mudança de local do ecoponto foi apresentada pelo vereador Franklin.

 

Segundo o vereador, os moradores da região não querem o ecoponto naquela área. “Acabaram de ser investidos naquela área recursos para construção de uma academia ao ar livre, é uma área que tem ambulante, feira livre, quadra com atividades da Secretaria de Esportes. É uma praça no entorno de várias casas e comércio. Não é um lugar abandonado (...) Nenhum vereador e ninguém é contra o ecoponto, mas sim o local em que está sendo instalado”, explicou Franklin.

 

O vereador Mayr (Podemos) disse que apoia a instalação de ecopontos em Valinhos, mas que é preciso ter um estudo aprofundado dos locais. “A prefeitura tem que conversar com as pessoas, ver que impacto vai trazer, se tem muitas pessoas que moram ao lado, muitos comércios, se vai haver uma degradação do local, um prejuízo, desvalorização dos imóveis”, afirmou.

 

A necessidade de consulta à população também foi destacada pelo vereador Alécio Cau (PDT). “Pelo Plano de Resíduos Sólidos, são 5 ecopontos na cidade. Quer dizer que além desse, ainda teremos mais 3 [o outro ecoponto está no bairro Ortizes]. Então já fica meu pedido: antes de se determinar o local, que se faça uma série de consultas públicas. Se não for possível um estudo de impacto de vizinhança, que seja feito algo mais simples, mas que a população seja consultada”.

 

O vereador André Amaral (PSD) disse que não vê má intenção do Poder Público na instalação do ecoponto. “Foram verificados pela Secretaria de Obras 34 pontos de descarte irregular de entulho naquela região (...) Um trabalho de pesquisa bastante sério foi feito, inclusive inspirado em outras cidades (...) Dentro do projeto, será feito um espaço kids com parques para as crianças, um espaço para educação ambiental, um espaço com arborização, calçada para caminhada (...) O ecoponto é algo bastante positivo”, concluiu.

 

A moção foi aprovada por unanimidade e encaminhada à prefeita Capitã Lucimara (PSD).