Câmara disponibiliza ferramenta de assinatura eletrônica para vereadores assinarem pareceres

#PraCegoVer: Foto mostra trecho do parecer da Comissão de Higiene e Saúde, com destaque para a assinatura eletrônica dos vereadores André Amaral, Gabriel Bueno e Alécio Cau.

 

Em mais uma ação de inovação durante a pandemia, a Câmara passou a disponibilizar aos vereadores uma ferramenta de assinatura eletrônica. Com isso, os pareceres das comissões internas podem ser assinados remotamente, agilizando o trâmite de projetos e a aprovação de matérias importantes no parlamento. A primeira comissão a usar a inovação nesta terça-feira (16) foi a Comissão de Higiene e Saúde.

 

A assinatura eletrônica adotada pela Câmara funciona mediante login e senha e é um primeiro passo até que seja adotada a assinatura digital. A ferramenta é segura, possui valor jurídico e útil, principalmente agora com a necessidade do distanciamento social. Por enquanto, a assinatura eletrônica só será usada para assinar pareceres de comissão. Com a assinatura digital, que será adotada em breve, qualquer propositura poderá ser assinada remotamente.

 

O presidente da Câmara, vereador Franklin, comemorou a inovação e ressaltou que, graças a ela e à rapidez permitida pela assinatura eletrônica, os vereadores da Comissão de Saúde puderam agilizar o trâmite do projeto de lei que autoriza a entrada de Valinhos no consórcio intermunicipal para compra de vacinas. “Em tempo recorde, implementamos a sessão virtual. E agora, para agilizar ainda mais os processos, estamos com a assinatura eletrônica. Agradeço o empenho de todos os vereadores e funcionários desta Casa. Tudo o que puder ser feito para facilitar o nosso trabalho e atender aos anseios da população, que tem pressa para receber um serviço público de qualidade e eficiência, nós vamos fazer”, disse.