Vereadores pedem ao Governo Federal aparelho de ressonância para obesos

#PraCegoVer:  Enxerga-se de frente uma pessoa dentro de uma máquina de ressonância magnética. O interior da máquina é cilíndrico e tem uma luz branca forte. A pessoa coloca para fora da máquina os braços - no braço direito, há um cateter.

Os vereadores aprovaram na sessão de terça (9) uma moção solicitando ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que instale em Valinhos uma máquina de ressonância magnética capaz de atender pessoas obesas. Atualmente, os pacientes precisam esperar para serem atendidos em outros municípios.

 

O vereador Veiga (DEM), autor da moção, reconhece que há programas de saúde destinados à população com sobrepeso, mas destaca que a falta de aparelhos de ressonância cria problemas para os valinhenses.

 

“Trata-se de equipamento indispensável à rotina de qualquer usuário do SUS, sendo certo que o limite de peso e diâmetro atualmente suportado pelos equipamentos existentes no sistema de saúde público de nossa cidade obsta a realização desse tipo de exame pelos pacientes obesos”, escreve o parlamentar.

 

A Câmara enviou a moção ao Ministério.