Inédita na Câmara, sessão virtual junta vereadores e abre possibilidade de mais reuniões durante a pandemia

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Franklin presidindo a sessão virtual. Na tela do seu notebook aparecem todos os vereadores participando online.

 

Pela primeira vez na história da Câmara de Valinhos, os vereadores se reuniram em uma sessão virtual na noite desta terça-feira (9). A inovação, implantada pela nova Mesa Diretora da Câmara, foi realizada para garantir a segurança dos parlamentares e dos servidores, além de dar celeridade aos processos, tornando as sessões mais ágeis e ajudando no enfrentamento da Covid-19. Os trabalhos, que duraram 3h30, transcorreram sem interrupções, e a avaliação dos parlamentares foi positiva.

 

O presidente da Câmara, vereador Franklin (PSDB), afirmou que a sessão só foi possível graças à colaboração de todos: vereadores e funcionários do Legislativo. “Nós podemos agora intensificar os nossos trabalhos, para que possamos ter, além de sessões ordinárias, as sessões extraordinárias e discutir as pautas, principalmente as relacionadas à pandemia”, disse.

 

Para minimizar os riscos de problemas técnicos durante a sessão, a presidência da Casa reuniu os vereadores em duas ocasiões para uma simulação. Nesses testes, os vereadores tiraram dúvidas, conheceram melhor o software e contaram com o apoio de profissionais da Câmara. Os servidores da área legislativa, TV Câmara e informática também puderam identificar problemas e solucioná-los antes da sessão. “É algo novo, então coloquei toda nossa equipe à disposição dos parlamentares para que eles também sentissem segurança. Hoje, pudemos ver na sessão que todos se saíram muito bem. É um marco de inovação para o Legislativo”, conclui o presidente Franklin.

 

As sessões virtuais fazem parte de um amplo projeto de modernização que está sendo implantado na Câmara. Já estão sendo estudadas a viabilidade de digitalização de todos os processos legislativos e administrativos da Casa e a assinatura digital dos vereadores nas proposituras. Nas últimas semanas, o presidente Franklin tem se reunido com servidores para discutir ações e cobrar formas para se tornar o trabalho da Câmara mais eficiente, ágil e prático.

 

A próxima sessão ordinária da Câmara acontece na terça-feira que vem, às 19h. Sessões extraordinárias também podem acontecer a qualquer momento, caso seja necessária a discussão de algum projeto em regime de urgência.