Projeto obriga Valinhos a manter 100% da frota de ônibus no horário de pico

#PraCegoVer: Foto de divulgação da Prefeitura mostra ônibus coletivo da cidade cruzando avenida em frente à rodoviária.

A vereadora Simone Bellini (Republicanos) apresentou na sessão de terça (23) projeto de lei proibindo diminuir a frequência dos ônibus durante os momentos de pico, enquanto houver pandemia de Covid-19. O projeto define três picos de uso de segunda à sexta: pela manhã (6h às 9h), ao meio-dia (12h às 14h) e no final da tarde (17h às 19h).

 

A proposta também estabelece que pelo menos 95% das linhas e horários de ônibus devem ser mantidos no restante do dia. E que, aos finais de semana, pelo menos 90% das viagens devem continuar.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, Simone argumenta que a redução do número de ônibus prejudica quem mora longe do centro. “As desigualdades sociais nos deslocamentos urbanos aumentam o risco de contágio em moradores das regiões mais periféricas, sobretudo nos bairros que já contam com reduzidos horários de ônibus”, escreve.

 

Álcool Gel                                                                                           

Simone também protocolou projeto de lei obrigando a Sou Valinhos a instalar nos ônibus recipientes dispensadores com álcool gel. Se a lei entrar em vigor, a concessionária deverá ainda fixar placas avisando as pessoas sobre o risco da contaminação com o novo coronavírus. Caso contrário, a multa poderia chegar a R$ 1.865,80.

 

Os projetos tramitam na Câmara e ainda não têm datas definidas para serem votados.