Câmara escolhe novo presidente na quarta-feira (12)

A Câmara de Valinhos escolhe a nova Mesa Diretora, que vai administrar o Legislativo pelos próximos dois anos, na quarta-feira (12), às 19h30. A sessão de eleição tem entrada aberta ao público e transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo) e pelo link TV Câmara.

 

A Mesa Diretora é composta pelo presidente, primeiro e segundo secretários e tem competência para dirigir, executar e disciplinar todo trabalho legislativo e administrativo da Câmara. Na mesma eleição, serão escolhidos também o primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, terceiro secretário e quarto secretário, que substituem os titulares da Mesa em caso de faltas, licenças e impedimentos.

 

Neste ano, a eleição será mais cedo devido à recente mudança na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara, que antecipou em uma semana a escolha dos parlamentares da Mesa. A alteração na data, que agora passará a ser sempre na segunda quarta-feira do mês de dezembro (antes era na terceira terça-feira do mês), visa facilitar e agilizar os trabalho do Legislativo no final do ano.

 

Outra novidade desta eleição é a formação de uma equipe de transição que será formada para proporcionar maior transparência na mudança de presidência, concedendo ao presidente eleito a oportunidade de conhecer, antes mesmo de sua posse, o funcionamento dos órgãos que compõem a administração legislativa, permitindo, assim, maior planejamento dos atos administrativos imediatos. A transição foi uma proposta de iniciativa do atual presidente, vereador Israel Scupenaro (MDB), com a anuência de todos os vereadores. O processo de transição terá início logo após a eleição e se encerrará com a posse dos eleitos no dia 2 de janeiro.

 

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, na constituição da Mesa Diretora deverá ser assegurado, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos políticos com assento no Legislativo Municipal. A eleição é feita por maioria simples, estando presentes na votação a maioria absoluta dos membros da Câmara.