Pastoral da Ecologia recebe Voto de Louvor

No último dia 22, Dia Internacional da Água, a Pastoral da Ecologia da Paróquia Beato José de Anchieta  completou seu primeiro aniversário de atividades na cidade. A Pastoral, a primeira a tratar do tema Ecologia dentro da Arquidiocese de Campinas, surgiu por iniciativa de jovens que estavam preocupados com as questões ambientais de Valinhos.

Em função do primeiro aniversário e também do lançamento do Plano de Metas para 2011, os vereadores  Clayton Machado (PSDB) e Paulo Montero (PMDB)  apresentaram requerimento de Voto de Louvor e Reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Pastoral. O requerimento foi aprovado por unanimidade na última terça-feira, dia 22.

A pastoral foi fundada por iniciativa de Fabricio Bizari, Gisele Bizari, Ana Cristina Ciotto Mouraria e Antonio Fernando Mouraria, todos integrantes daquela comunidade, e tiveram amplo apoio e incentivo do padre Rogério Cancian.

“A Pastoral da Ecologia passou a ser um importante referência nas questões ambientais locais para toda comunidade, mas especialmente para nossa juventude”, afirmam os vereadores.

Ao longo desse primeiro ano a Pastoral da Ecologia realizou campanhas de coleta de pilhas e bateria e de óleo de cozinha, denominada “Óleo para a vida” e trabalham para que a campanha possa ser realizada em todo município através das Associações de Moradores, condomínios e instituições;  realizaram a implantação da coleta de lixo eletrônico; também trabalham no projeto para a confecção de sacolas retornáveis a partir de banners usados para estimular a substituição das sacolas de supermercados; promovem gincanas, passeios ciclísticos, visitas às estações ecológicas e concursos junto às crianças e adolescentes; mutirões de limpeza; plantio de árvores e distribuição de mudas; e comemoração das datas relacionadas ao meio ambiente.