Emoção marca sessão solene em homenagem aos 40 anos do Clube de Mães de Valinhos

A Câmara de Valinhos viveu uma noite de grande emoção na última quinta-feira, 17, com a comemoração dos 40 anos do Clube de Mães de Valinhos, celebrado em sessão solene, na presença de autoridades e integrantes do movimento.

A abertura foi feita pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Montero (PMDB), que definiu a união familiar dos clubes como um fator determinante para o sucesso de um trabalho realizado por quatro décadas. “Tenho um apreço especial pelo trabalho que o grupo desenvolve porque acredito sobremaneira na força da família. Sem a família não existe projeto de vida consistente e vocês, do Clube de Mães, que formam uma rede de centenas de famílias valinhenses, sabem muito bem o valor do diálogo, da amizade e do amor. Do contrário, não estaríamos aqui nesta noite festejando os seus 40 anos de fundação”.

Também compareceram ao evento os vereadores Lobo (PDT), Lorival (PT), Conti (PV), Dalva Berto (PSDB) e dr. João Moysés Abujadi (PTB), além do vice-prefeito, engenheiro Moysés Antonio Moysés (PMDB).

O autor da propositura que solicitou a sessão solene, vereador Clayton Machado (PSDB), enalteceu a equipe do ex-prefeito Luiz Bissoto- criador do movimento Clube de Mães e, também, presente à cerimônia- além de tecer elogios ao trabalho realizado pelo grupo.  “O Clube dissemina na sociedade a essência do ser humano que é a bondade”.

Já a vice-presidente do Clube de Mães, Marilene dos Santos, representando a presidente Maria do Carmo Salvato Braz, aproveitou a oportunidade para agradecer a homenagem e relembrar alguns momentos da trajetória marcante do movimento.  “40 anos não são 40 dias, 40 meses, é uma história de vida, de companheirismo e cumplicidade”, resumiu.

A sessão também contou com a apresentação do coral do grupo que cantou o Hino do Clube de Mães, além da projeção de um vídeo-documentário produzido pela TV Câmara apresentando a trajetória do movimento, com depoimentos dos principais personagens da  sua história.

Todos os grupos receberam certificados de honra ao mérito, entregues no plenário a cada uma das coordenadoras dos 25 Clubes de Mães.

Um dos momentos mais emocionantes se deu no final da cerimônia, quando o criador do movimento, Luiz Bissoto, foi aplaudido de pé pelo plenário, ao receber das mãos o presidente Paulo Montero e do vice-prefeito, engenheiro Moysés Antonio Moysés, um certificado de gratidão. O presidente Paulo Montero encerrou a sessão, elogiando o ex-prefeito pela postura política quando esteve à frente da Prefeitura.


O Clube
O Clube de Mães foi criado em 1971 com o objetivo de unir as mulheres valinhenses a alcançar seu próprio espaço dentro da sociedade. Hoje, em forma de associação constituída, o movimento Clube de Mães de Valinhos reúne cerca de 600 mulheres, em 25 bairros da cidade, com encontros semanais para atividades artesanais, cursos diversos, palestras educativas, mas principalmente para um momento de convivência social e troca de experiências.