Mais três mulheres recebem a Medalha Sara Kubitschek

 
Com a presença do presidente da Câmara Paulo Montero (PMDB) e do prefeito Marcos José da Silva (PMDB), entre outras autoridades, a Câmara Municipal, pelo segundo ano consecutivo, realizou Sessão Solene na noite da última quarta-feira, dia 15, para a entrega da Medalha Sarah Kubitschek dentro da 5ª Semana da Mulher Valinhense.

Foram homenageadas  a  Primeira Dama do Município, Dra. Adriana Di Nardo Silva, pelo trabalho que desenvolve junto ao Fundo Social de Solidariedade;  a  professora Norma Pontes Borin, pelo trabalho social que desenvolveu na cidade, especialmente por ser uma das fundadoras do Recanto dos Velhinhos de Valinhos e a voluntária Tereza Amélia Spadaccia Almeida, por sua participação na fundação do Movimento Clube de Mães.

Ao abrir a Sessão o presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB) destacou a importância da Câmara Municipal render homenagens à mulher valinhense. “É com orgulho e satisfação que nesta noite homenageamos três mulheres que, cada uma em sua área, contribuiram para a construção de nossa comunidade. Acredito que através de cada uma delas todas as mulheres valinhenses estarão sendo homenageadas”, afirmou.

Já vereadora Dalva Berto, autora da proposta que criou a honraria, reiterou a importância da realização da Semana da Mulher e da entrega da medalha às mulheres que atuaram ou atuam na construção de uma cidade melhor. “A escolha das três homenageadas demonstra que temos mulheres valorosas e grandiosas em nossa cidade em todos os campos de atuação”, elogiou Dalva.

Para o prefeito Marcos, a ocasião era duplamente especial. Em primeiro lugar pela  oportunidade de poder prestigiar a entrega das medalhas e também pelo fato de sua mulher, Dra. Adriana, ser uma das homenageadas.

Em nome dos demais vereadores falou Clayton Machado, que ressaltou a importância da mulher não apenas na sociedade, mas especialmente na família. Em momento de descontração solicitou que todos os homens presentes na solenidade se levantassem e declarassem seu amor às mulheres.

Com o plenário totalmente lotado por amigos e parentes das homenageadas, a TV Câmara exibiu um vídeo contando um pouco da trajetória de cada uma delas. Com as entregas deste ano, seis mulheres valinhenses tem o privilégio de receber a Medalha Sarah Kubitschek. Em 2010, ano da instituição da Medalha, receberam a honraria a jornalista Roseli Bernardo, a empresária Célia Cedran e a vice-presidente do Grupo Rosa e Amor, Suely Schiavinatto.

A definição dos nomes passou pela avaliação de todos os vereadores e foram aprovados em plenário através de Decreto Legislativo, aprovado por unanimidade. O evento também contou com a apresentação da palestra “Mulher no Poder e Seus Desafios”, que será ministrada pela Conselheira Vitalícia do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF), Maria Aparecida Pallotta.

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Dalva Berto (PSDB), Dr. Moysés Abujadi (PTB), Israel Scupenaro (PMDB) e Lourivaldo Messias de Oliveira (PT)
 
Medalha
A Medalha Sarah Kubitschek tem por objetivo homenagear mulheres e instituições que se destacam na luta pelos seus direitos e na realização dos mais variados trabalhos sociais.  São mulheres que, com desprendimento, abraçam causas em Valinhos e, por se destacarem, tornam-se personalidades, muitas vezes anônimas, que merecem um olhar diferenciado pelo trabalho de total dedicação que desenvolvem.