Vereadores participam de primeira reunião do Parlamento Metropolitano

O vice-presidente da Câmara, vereador Lorival (PT), e o vereador Lobo (PDT) participaram no último dia 16, da primeira reunião do ano realizada pelo Parlamento Metropolitano de Campinas, sediada na Câmara Municipal de Indaiatuba e presidida pelo vereador Rogério Maluf, de Monte Mor.

A sessão foi aberta pelo prefeito do município, Reinaldo Nogueira (PDT), que convidou os vereadores e representantes das dez cidades da RMC para conhecerem o sistema de monitoramento de segurança de Indaiatuba no Centro de Operações e Inteligência (COI). O objetivo era de convencer os municípios vizinhos a implementarem medidas semelhantes para coibir crimes em toda a RMC. Em seguida, o diretor da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Paulo Magalhães, falou em nome da empresa a respeito das mudanças nos pontos de recebimentos de contas de luz nos municípios da RMC que anteriormente eram feitas em bancos e lotéricas e que, agora, são realizadas somente em pontos fixos conveniados com a empresa.

Os vereadores argumentaram que as mudanças prejudicaram a população pela dificuldade de se encontrar os postos de pagamento e reclamaram do não recebimento das contas pelos bancos Bradesco e Caixa Econômica, além de lotéricas. “Sabemos que esses bancos não recebem mais as contas de luz, mas também sabemos que em outras agências bancárias há restrições quanto o recebimento, privilegiando os clientes que possuem contas bancárias ou outras situações. Em Valinhos, as pessoas não sabem onde são os pontos o que acaba trazendo transtornos que vão desde atrasos nas contas até cortes de energia”, denunciou Lorival.

Magalhães afirmou, na sessão, que Valinhos possui 21 pontos de recebimento dentro do Programa CPFL Total e que irá estudar um meio junto a população para aprimorar a comunicação e divulgar todos os comércios credenciados. 

Lorival argumentou, ainda, que o processo implantado pela CPFL é uma inversão de valores. “Nunca vi a população ter que implorar para pagar suas contas e ter que procurar o local ideal para realizar o pagamento, uma vez que há postos que desistem do credenciamento meses após o início da parceria com a CPFL”, reclamou.

A reunião contou, também, com a formalização de duas moções de repúdio contra o pagamento de pedágios aos guardas municipais das cidades de Paulínia e Monte Mor que, no exercício de suas funções, são obrigados a pagarem a taxa quando precisam entrar em outro município.  Os documentos, assinados pelos vereadores, em nome do Parlamento, serão encaminhados ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e à ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo).

Ao final, o presidente Rogério Maluf anunciou a apresentação do site da associação que está no ar por meio do endereço www.parlamentometropolitano.com.br que tem o objetivo de apresentar o Parlamento e possibilitar a interação com a população e vereadores e chamar a atenção para problemas comuns entre as cidades da RMC a fim de buscar soluções conjuntas.

A próxima reunião do Parlamento deverá ser realizada no dia 23 de março, às 9h30, na Câmara de Campinas. Para discussão, foram sugeridos temas como a abertura da “TV Cidadania” em UFH que transmitiria notícias e conteúdos das Câmaras da RMC e revisão dos valores dos pedágios.

Parlamento Metropolitano
O Parlamento Metropolitano é uma associação de vereadores que envolve as 19 câmaras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Foi criado em 6 de abril de 2005, com o objetivo de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios. Tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando à integração de planejamento em níveis municipal, micro-regional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região. No início contava apenas com os presidentes do Legislativo de cada cidade, mas atualmente podem participar outros vereadores até o total de um quinto de cada câmara.