Paulo Montero recebe Grupo Rosa e Amor

O presidente da Câmara de Valinhos, Paulo Montero (PMDB), recebeu na manhã do último dia 8, a presidente do grupo Rosa e Amor, dra. Marcia Camargo Franzese, acompanhada da diretora financeira, Elizabete Gobato, e da voluntária Elizabeth Adaid para tratarem de parcerias em prol da entidade que dá apoio às mulheres com câncer de mama.

Na reunião, dra. Márcia pontuou as dificuldades encontradas pelo Grupo na detecção precoce da doença tanto pela falta de recursos de ponta, como também pela falta de campanhas educativas.  “É preciso juntar esforços para que possamos elaborar um projeto de política de saúde do programa de câncer de mama, incluindo a modernização do ambulatório de mastologia para que ele esteja pronto e adequado para acolher as mulheres”, afirmou.

De acordo com a médica, o município necessita de um aparelho de Core Biopsy para a detecção rápida e precisa da doença. O procedimento permite que uma agulha oca de maior calibre consiga retirar amostras maiores do tumor, facilitando, assim, ao patologista fazer exames mais precisos para que sejam dados encaminhamentos ao tratamento, como quimioterapia e radioterapia, em caso de confirmação da doença. “Hoje os exames são feitos por meio do exame de agulha fina que pode detectar ou não o câncer no primeiro exame. Com a Core Biopsy poderemos ‘cortar caminho’ e agilizar o tratamento e salvar vidas”, explicou.

Dra. Márcia reforçou a importância do equipamento aliado a uma reformulação na política de saúde voltada ao assunto, uma vez que os índices de casos com a doença em estágio mais avançado estão aumentando no município. “Estamos recebendo muitas pessoas com diagnóstico tardio. Precisamos de programas educativos para informar população sobre a doença e forma de detecção; é necessário o agendamento eletrônico para a mamografia e biópsia elaborada”.

O presidente da Câmara, Paulo Montero, afirmou que irá auxiliar o Grupo junto com os demais vereadores na busca de soluções para todos os problemas apresentados. “A Câmara não pode deixar de se posicionar e auxiliar uma organização de alta relevância para a saúde das mulheres não só de Valinhos como de toda a região. Vamos mobilizar todos os órgãos necessários para que possamos ter uma política de saúde mais eficaz em nosso município”, destacou o vereador.