Através de moção, Clayton pede melhorias junto ao Museu Fotógrafo Haroldo Pazinatto

A Câmara aprovou na noite da última terça-feira, dia 8, Moção de Apelo de autoria do vereador Clayton Roberto Machado (PSDB) que pede ações imediatas das secretarias competentes para melhorias junto ao Museu “Fotógrafo Haroldo Pazinatto”, antiga estação da Fepasa, que se encontra em estado de abandono.

Segundo Clayton, o local é palco de muitas reclamações e se encontra abandonado, o que compromete inclusive as 1.200 peças de seu acervo, que contam a história da cidade desde seus primeiros moradores. “O prédio está com infiltrações em sua estrutura e serão necessárias obras de impermeabilização e manutenções preventivas. Além disso, existe também o acúmulo de lixo”, afirma em sua Moção.

Ainda de acordo com o vereador, o túnel que faz a passagem subterrânea de uma plataforma para a outra se encontra totalmente alagada e também apresenta problemas com infiltrações, dificultando assim sua utilização pelos visitantes.

Ao usar a Tribuna na noite de terça-feira, para defender sua Moção, Clayton enfatizou seu pedido dizendo que se trata de um importante patrimônio histórico da cidade que está às moscas. “Não há programação cultural e nenhum tipo de atividade, à exceção do Encontro de Carros Antigos, que leve a população até o local, que está sendo utilizado por moradores de rua. Faço aqui meu apelo”, desabafou.

O vereador Dr. Moysés Abujadi (PTB), também aproveitou para opinar e lembrou que foi em sua gestão como prefeito (1993-1996)  que foi criado o Museu, após um convênio com a antiga Fepasa, e que o prédio passou por ampla reforma para abrigar um Museu Interativo. Já o vereador Conti (PV) ressaltou que o Museu é uma desmotivação aos estudantes, pois não é tratado como deveria e lembrou que no local também poderia ser realizadas feira de artesanato, feira de agricultores, e outras atividades para atrair a comunidade. “Acho que o Conselho Municipal de Cultura poderia se ater mais a essa questão”, disse.

Clayton ressalta, ainda, que há problemas também na área externa, como no estacionamento que recebeu uma camada de pedriscos, mas que tem um sistema de drenagem falha, o que traz muito transtorno aos pedestres e usuários do estacionamento que precisam acessar a passarela de acesso à Avenida dos Imigrantes. “O Museu  ‘Fotógrafo Haroldo Pazinatto’ precisa oferecer uma infraestrutura melhor e adequada, tendo em vista que centenas de alunos das escolas realizam visitas constantes ao local”, defende.