Moção de Apelo da vereadora Dalva pede projeto de realização de exame de oximetria

A Câmara Municipal aprovou na noite de terça-feira (29/10) uma Moção de Apelo ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) em que é solicitado o envio de projeto de Lei  “para a realização de exame de Oximetria de Pulso em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades de Valinhos”. A iniciativa partiu da vereadora Dalva Berto (PTB) e foi aprovada por unanimidade.
 
De acordo com a Moção da vereadora, a Oximetria de Pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida, mas antes de alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave, que coloca em risco a vida da criança. “Se a doença é detectada antes, através da oximetria, a investigação do problema cardiológico é aprofundado. Em maternidades onde ele é realizado, quando o recém-nascido é detectado com saturação de oxigênio abaixo de 95% é realizado o ecocardiograma para investigar a existência de cardiopatia congênita”, explica.
 
Segundo Dalva, é comum ocorrer de recém-nascidos receberem alta e precisar retornar ao hospital após curto espaço de tempo com problemas, muitas vezes graves, que poderiam ter sido detectados e investigados antes da alta pós-parto, por meio da Oximetria de Pulso. 
 
A Moção de Apelo foi elaborada em função do trabalho realizado pela Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações  que há tempos vem alertando para a necessidade do “Teste do Coraçãozinho”, afim de minimizar os riscos de defeitos congênitos mais letais decorrentes da ausência de diagnóstico precoce. “Estamos atendendo a solicitação da Associação e porque também entendemos se tratar de uma importante ferramenta para salvar vidas”, disse Dalva.