Tudo pronto para o debate com candidatos a prefeitos na TV Câmara

Pela primeira vez em 57 anos de história político-administrativa de Valinhos, a Câmara Municipal irá sediar um debate entre candidatos a prefeito em plena campanha eleitoral. Isso só está sendo possível graças à tecnologia e a criação da TV Câmara, que visa sobretudo democratizar informações e aproximar as ações dos vereadores da comunidade. “É uma grande contribuição que a Câmara, através da TV Câmara irá dar ao processo democrático que Valinhos está vivendo nessa eleição”, afirma Paulo Montero, presidente da Câmara.

O debate entre os candidatos a prefeito - Clayton Machado (PSDB), Moysés A. Moysés (PMDB)  e Alexandre Tonetti (PT) – irá acontecer no dia 30 de agosto, a partir das 19h30 no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Municipal, e será transmitido ao vivo pela TV Câmara. A coordenação e a moderação do debate ficará a cargo do diretor de Comunicação da Câmara, jornalista Marcelo do Canto.

As bases e as regras do encontro foram definidas em duas reuniões dos representantes dos candidatos com o Diretor de Comunicação da Câmara. O debate terá cinco blocos divididos da seguinte forma: 1º bloco – apresentação dos candidatos; 2º bloco pergunta entre os candidatos; 3º e 4 blocos pergunta entre os candidatos com temas específicos - educação e cultura, saúde, segurança, meio ambiente, mobilidade urbana e saneamento. No 5º bloco, os candidatos farão suas considerações finais. Também ficou decidido que cada réplica ou tréplica terá tempo máximo de um minuto para cada debatedor.

Para Clayton Machado, candidato a prefeito pelo PSDB, o debate organizado e promovido pela TV Câmara só irá contribuir para que o processo de escolha do futuro prefeito de Valinhos seja feito em função das propostas de cada um dos candidatos. “A Câmara dá um passo importante ao promover esse debate. Minha expectativa é muito grande, mas estou tranquilo pois estamos trabalhando muito ao longo desses meses de campanha para levar nossas propostas até a população. O debate na  TV Câmara será mais um canal para dialogarmos com a comunidade”, disse.

O candidato do PMDB, Engenheiro Moysés A. Moysés, acredita que o debate será uma ação democrática que permitirá aos candidatos exporem seus projetos para a cidade. “A Câmara Municipal, com essa iniciativa, abre mais uma vez suas portas para que a população valinhense possa conhecer as idéias e os projetos de quem pretende governar a cidade. Será uma conversa democrática e de interesse do povo”, afirma.

Já o candidato do PT, Alexandre Tonetti, afirma que o  debate é fundamental, pois com ele os candidatos mostram sua capacidade e principalmente suas propostas, de uma forma mais dinâmica. É através dele que os eleitores tÊm a possibilidade de conhecer os candidatos, e definir qual é a melhor opção para o município. “A expectativa é a melhor possível, pois em nossas atividades temos observado que a maioria da população deseja uma renovação, já está cansada dos mesmos, e da inércia que a cidade se encontra”, disse.
 
Público
Em relação ao controle do público que poderá assistir ao debate diretamente do Plenário da Câmara que comporta no máximo 78 pessoas sentadas e visando garantir a ordem e a segurança, a coordenação definiu que cada coligação - PSDB, PV, PR, PSC, PSD, PHS, PNM, PTdoB e PRB; PT, PSDC, PRTB e PSL e PMDB,  PTC, PRP, PSB, PTB, PP, PCdoB, PPS, DEM, PDT e PTN – terão direito a 15 convites para acesso ao Plenário. Já a Câmara Municipal irá ficar com 33 convites para distribuir entre convidados e autoridades.

A ideia do debate surgiu de uma reunião realizada em junho, na Assembleia Legislativa, quando o juiz Dr. Marco Antonio Martim, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), incentivou às TVs Câmara a realizarem debates em suas cidades. Com transmissão “ao vivo” pela TV Câmara, através do canal 99 da NET e também pela Internet, o objetivo do debate é levar até a população, através da TV Câmara, as ideias e propostas dos três candidatos. Também a juiza Eleitoral, Dra. FernandaAugusta Jacó Montero, em consulta feita pelo diretor da Câmara, se mostrou favorável à realização do debate. “Esses posicionamentos nos incentivam ainda mais a realizar o debate”, disse Canto.