Moção de Clayton pede a inclusão de Valinhos no Programa Força no Esporte

A Câmara Municipal aprovou na noite da terça-feira (07/08) Moção de Apelo do vereador Clayton Roberto Machador (PSDB) aos Ministros do Esporte José Aldo Rebelo Figueiredo e da Defesa Celso Amorin, e ao Deputado Federal Carlos Sampaio (PSDB) para a inclusão do Município de Valinhos no programa Força no Esporte.

Segundo Clayton, desde a criação do Programa Forças no Esporte, em 2003, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica ajudam a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes do Brasil. O programa, desenvolvido por intermédio de uma parceria entre os Ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, promove a inclusão social por meio da prática de esportes.

As atividades são desenvolvidas por militares e profissionais especializados. Os adolescentes têm a oportunidade de praticar esportes e assistir a aulas de reforço escolar, além de terem assegurado o direito a atendimento médico, odontológico, alimentação, roupas e transporte.

O objetivo do projeto é promover, por meio da prática desportiva, a integração social, a prevenção à doença e promoção da saúde, a prevenção à marginalidade e à violência, a valorização da cidadania, a inserção no trabalho e permanência destas pessoas nas atividades físicas, esportivas e de lazer, como uma forma de desenvolver o processo de inclusão social.

“Em nossa cidade, devido a sua localização e proximidade com instalações do exército, serviria perfeitamente aos objetivos do programa, podendo atender um grande número  de crianças e jovens da cidade de Valinhos, contribuindo com o desenvolvimento, cidadania e a saúde das crianças valinhenses”, defende Clayton.