Câmara irá realizar Sessão Extraordinária para debater problema da falta de cancela na região da Avenida Paulista

Em função do acidente envolvendo um ônibus e um trem na passagem de nível (cancela) na Avenida Paulista na noite do último sábado (04/08), que deixou sete feridos, a Câmara irá realizar uma Sessão Extraodinária para debater o problema. Na noite da última terça-feira (07/08) os vereadores aprovaram requerimento do vereador Lourivaldo Messias de Oliveira, o Lorival (PT), que pede a realização da sessão para a qual serão convidados o Presidente da América Latina Logística (ALL) e da Ferrovia MRS Logística, o Presidente da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, representantes do Ministério Público e Prefeito Marcos José da Silva. “O objetivo é discutir o problema e resolver a questão da segurança nesta passagem de nível e em todo trecho da ferrovia que corta a cidade”, disse Lorival.

Em seu requerimento o vereador pede também que seja enviado ofício à ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre, para que determine a MRS Logística que seus trens, que atravessam o município pela malha ferroviária, passem pela passagem de nível com velocidade reduzida, respeitando o Regulamento Operacional (RO), até que seja providenciada a instalação das cancelas nas passagens de nível entre a Avenida Paulista e a ligação com a região do Bom Retiro.

 Lorival ainda lembrou que, em 2011, o Gerente de Relações Corporativas da ALL – América Latina Logística, Maurício Pinheiro, esteve na Câmara atendendo convite dos vereadores, para falar sobre o mesmo problema e na ocasião foi enfático em afirmar que por força do Contrato de Arrendamento da Malha Ferroviária para a iniciativa privada “a responsabilidade pela segurança dos pedestres ficou a cargo da Prefeitura”.

Segundo Lorival, os acidentes na malha ferroviária são constantes nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e que motivou inclusive algumas ações na justiça por parte do Ministério Público. O vereador também relata em seu requerimento que já participou de reunião com representantes da América Latina Logística e da MRS Logística no intuito de tentar resolver os problemas com a falta de cancela neste local onde ocorreu o acidente entre o trem e o ônibus, mas que infelizmente não houve êxito. “Não podemos esperar que o pior aconteça para que alguma medida efetiva e eficaz seja tomada para sanar os problemas”, afirmou.