Dr. Admar Concon Filho é o primeiro Cidadão Benemérito de Valinhos

A Câmara aprovou na noite da última terça-feira (29/05) o Decreto Legislativo de autoria do vereador Paulo Montero (PMDB) que “concede Título de Cidadão Benemérito ao Dr. Admar Concon Filho”. O decreto foi aprovado por unanimidade.

Dr. Admar Concon Filho é o primeiro valinhense a receber esta comenda em função da sua aplicação e desenvolvimento de técnicas aplicadas em cirurgias bariátricas e como reconhecimento à sua capacidade, dedicação  e relevantes serviços prestados à saúde em Valinhos.

Dr. Admar e sua equipe foram pioneiros na realização de uma cirurgia inédita no mundo que consiste na associação da videolaparoscopia à enteroscopia de duplo balão, que permite avaliar o intestino delgado e o estômago, sendo usada para correção de aderências após cirurgia bariátrica.

Para Montero, Dr. Admar é um médico de grande valor para a medicina valinhense. Seu profissionalismo e sua dedicação podem ser comprovados pelo seu vasto currículo e por sua experiência neste campo da medicina. “É uma satisfação imensa para mim como presidente agraciar o Admar com esse título do qual ele se faz merecedor por toda contribuição que deu a medicina em nossa cidade”, afirma Montero.

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 1985, realizou a residência de Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de 01 de Fevereiro de 1986 a 31 de Janeiro de 1989.

Em Valinhos atuou como Médico Efetivo do Departamento de Cirurgia Geral e do Departamento de Clínica Médica da Santa Casa; Médico Efetivo e Chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva e Respiratória; Médico Idealizador e Fundador do Estágio de Residência de Cirurgia Geral criado em 1991.

Foi o Idealizador e fundador do Centro de Estudos da Santa Casa em 1990, tendo sido seu 2º presidente, de Abril de 1992 a Abril de 1994; Médico Responsável e Coordenador do Estágio de Residência de Cirurgia Geral desde sua criação em 1991 até 2003; foi Chefe do Departamento de Clínica Médica; Chefe do Departamento de Cirurgia; Médico Idealizador e Responsável pelo Serviço de Vídeo-Cirurgia; Diretor Clínico da Santa Casa de Abril de 2000 a Março de 2002; Interventor Municipal na Santa Casa, nomeado pelo Prefeito Municipal, de 29 de Janeiro a 30 de Setembro de 2000 e Médico Responsável pelo Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos.

Também foi idealizador e fundador da Associação Médica de Valinhos, da qual foi vice-Presidente por três ocasiões: na primeira diretoria eleita em 1996; e também em 1998 e 2002 e diretor social entre 2000 e 2001 .
Foi presidente do Departamento de Cirurgia Geral, Secretário do Departamento de Cirurgia do Trauma e Presidente do Departamento de Gastroenterologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
 
 
Dr. Admar é Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica; Membro do Colégio Internacional de Cirurgiões; Membro da Sociedade Panamericana do Trauma; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica; Membro da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado; Membro da Sociedade Paulista de Vídeo-Cirurgia; Membro da IFSO (International Federation for the Surgery of Obesity; Título de Especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Título de Especialista de Cirurgia Digestiva, pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva;Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva;

O Título de Cidadão Benemérito é previsto no inciso XVIII, do artigo 9º, da Lei Orgânica do Município, e visa reconhecer os cidadãos que tenham, reconhecidamente, prestado serviços ao Município. O Decreto deve ser publicado na próxima edição do Boletim Municipal.