CPI das Senhas ouve mais 6 testemunhas nesta quinta

A CPI das Senhas, que investiga possíveis irregularidades no uso de senhas de acesso aos arquivos da Prefeitura para fraudar o sistema de arrecadação do município, ouvirá mais seis testemunhas nesta quinta-feira (24/05), a partir das 13 horas.

A lista não foi divulgada, mas o presidente da Comissão, Lourivaldo Messias de Oliveira, o Lorival (PT), adiantou que foram convocados ex-funcionários do banco Santander e da Prefeitura, além servidores.
Até agora foram ouvidas vinte testemunhas entre servidores, munícipes e ex-funcionários do Posto de Atendimento Bancário (PAB) da Prefeitura.

Para Lorival, os últimos depoimentos trouxeram mais preocupações para os integrantes. “O depoimento das ex-funcionárias do banco sobre a realização dos estornos, mostram claramente que não era apenas um servidor que fazia isso junto ao banco que funcionava na Prefeitura. O banco não tinha que devolver dinheiro para servidor e sim ao contribuinte, desde que ele apresentasse o comprovante do erro”, afirmou.

Para o presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), o trabalho da CPI das Senhas está muito bem conduzido e, com certeza vão levantar todas as irregularidades e apontar seus responsáveis. “Não podemos, de maneira alguma, relaxar nas apurações dos fatos. Quero inclusive, parabenizar os vereadores que estão conduzindo esse trabalho”, ressaltou Montero.

Entenda o caso
A CPI das senhas foi instalada em setembro de 2011, após os vereadores acompanharem resultados da sindicância realizada pela Prefeitura que constatou a fraude no sistema de arrecadação tributária do município.

Além dos funcionários, a Prefeitura também ouviu munícipes que foram até o departamento de dívida ativa, retiraram guias, efetuaram o pagamento no próprio banco localizado no Paço Municipal e tiveram o pagamento estornado. Há casos de contribuintes que deixavam o dinheiro em espécie para que os próprios funcionários realizassem o pagamento. Até agora foi calculado um prejuízo de R$ 207 mil aos cofres públicos, mas com os novos depoimentos, a Comissão acredita que esse valor pode ser maior. 

A CPI é formada pelos vereadores: Lourivaldo Messias de Oliveira - PT (presidente); Clayton Machado - PSDB (relator); Egivan Lobo Correia- PDT; Israel Scupenaro – PMDB; Antonio Soares Gomes Filho – PMDB; João Moysés Abujadi- PSD e José Henrique Conti – PV.