Ministério das Comunicações contempla Valinhos com Canal Digital em TV Aberta

Valinhos está contemplada com a concessão de um canal digital para ter a sua TV Câmara Digital em Canal Aberto. O anúncio foi feito pelo Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que autorizou na última quarta-feira (14/03) a operação de 59 novos canais digitais pela TV Câmara. Com a medida, toda TV Câmara poderá, a partir de agora, transmitir sua programação em sinal digital aberto e gratuito em dezenas de capitais e em cidades do interior de São Paulo.

Pelo documento assinado já está autorizado o funcionamento da Rede Legislativa de TV Digital, que vai compartilhar as programações da TV Câmara, da TV Senado e das emissoras de assembleias legislativas e de câmaras municipais. Além da concessão de TV, o governo está autorizando também, simultaneamente, a liberação de uma Rádio FM.

Atualmente a Câmara de Valinhos, através de convênio com a Assembleia Legislativa do Estado, realiza a transmissão das Sessões todas as terças-feiras, das 18h30 às 22h30, através do Canal 99 da NET, TV a cabo. Com o novo modelo, Valinhos ganharia uma TV digital aberta com uma grade de programação ampliada. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Valinhos também estão contempladas com o novo modelo as cidades de Campinas, que deverá ter sua operação iniciada este ano, e Americana, que juntamente com Valinhos deverá assinar o acordo ainda este ano.

Custos
De acordo com as primeiras pesquisas de mercado, para viabilizar a implantação da TV Digital serão necessários investimentos de aproximadamente R$ 500 mil para aquisição de um novo transmissor, antena e equipamentos para o estúdio. Esse total, no entanto, é um entrave para a implantação do projeto. De acordo com o presidente Paulo Roberto Montero (PMDB), a possibilidade desse gasto não foi empenhado e ainda não dá para ter uma estimativa que haverá disponibilidade desse montante ao longo deste ano. “Nossos recursos estão empenhados para a finalização da nossa nova sede. E como ainda não temos o valor total de gastos para terminar a obra, não conseguimos fazer uma previsão”, explica o presidente Montero.

De acordo com Montero, a concessão dos canais de TV Digital e FM seriam de grande importância para o seu objetivo de interagir, cada vez mais, com a população de Valinhos. “Seriam reforços de peso para aproximarmos ainda mais os moradores da nossa cidade no acompanhamento do trabalho do nosso Legislativo. Também seria uma arma muito poderosa para darmos, definitivamente, mais transparência ao nosso trabalho”, avalia Montero.

De acordo com os órgãos responsáveis pela concessão, Valinhos teve prioridade no primeiro lote do Canal Digital em TV Aberta por já fazer transmissão ao vivo há muito tempo. “Fomos escolhidos porque já realizamos as transmissões de nossas sessões. Aliás, temos uma boa audiência e com uma grade de programação ampliada através de um sistema aberto, poderemos melhorar o nosso trabalho e, com certeza, prestar inúmeros serviços à nossa comunidade”, projeta Montero.