Clayton propõe criação de Fundo Especial de Bombeiros

A Moção de Apelo do vereador Clayton Machado (PSDB) que pede ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) a criação do Fundo Especial de Bombeiros (FEBOM),  foi aprovada na noite da última terça-feira (06/03).
De acordo com Clayton, a ideia do FEBOM é criar uma forma para que a Unidade possa ter recursos específicos para a manutenção das viaturas, equipamentos e parte administrativa, despesas essas que hoje são assumidas pela Prefeitura.

A proposta visa dar melhores condições de trabalho ao Corpo de Bombeiros que, por falta de um orçamento próprio ficam na dependência da Prefeitura ou da própria Polícia Militar para solução de problemas corriqueiros  como a manutenção de viaturas e nos equipamentos de segurança, treinamento, alimentação entre outros. Clayton acredita que com o FEBOM, a Unidade de Bombeiro teria mais autonomia na sua própria manutenção.

Em sua Moção, Clayton cita o exemplo de Mogi Guaçu, onde foi implantado o FEBOM. “Pelas informações que recebemos, esse modelo funciona muito bem e acredito que irá funcionar bem aqui em Valinhos”, disse. Lá os recursos são para a manutenção de equipamentos e viaturas e dos 21 bombeiros da cidade. Clayton lembra que em Valinhos, os salários dos bombeiros são pagos pelo Estado e os Guardas Civis Municipais (GCM) que atuam como bombeiros recebem da Prefeitura. “Esse recurso não tem a finalidade de cobrir folha de pagamento, mas sim oferecer melhores condições aos bombeiros da nossa cidade de realizarem seu trabalho”, afirma.

Para ele, o FEBOM irá dar mais independência à Unidade do Corpo de Bombeiros em relação à Prefeitura, uma vez que muitos gastos são emergenciais, como já citado.  Com a criação do Fundo, os recursos seriam depositados numa conta específica e o seu uso é controlado por um  Conselho.  “Em Valinhos o Corpo de Bombeiros tem prestados inúmeros serviços, quer nas ações de combate a incêndio, enchentes, buscas e salvamento. Além disso, as UR – Unidade de Resgate têm realizado procedimentos emergenciais, especialmente em nosso trânsito, salvando muitas vidas”, finaliza Clayton.