Projeto do vereador Mayr possibilita prorrogação e revalidação de Licença de Obra

#PraCegoVer: foto mostra o vereador Mayr discursando na tribuna da Câmara.

 

O vereador Mayr (Podemos) apresentou, na sessão desta terça-feira, 21, projeto de lei que possibilita a prorrogação e revalidação da Licença de Obra. A medida, segundo o vereador, vai atender proprietários que conseguem o documento na Prefeitura, mas não iniciam a obra no tempo de validade do documento.

 

Conforme explica Mayr, hoje, em Valinhos, a Licença de Obra tem validade de 1 ano, podendo ser prorrogada por igual período. “Contudo, muitas vezes, após a aprovação do projeto, o proprietário ou dono da obra não inicia a construção, seja por dificuldades financeiras ou por qualquer outro motivo, vindo a expirar o prazo de validade da Licença de Obra. Diante disso, quando de fato pretender iniciar a construção, terá que reapresentar o projeto para análise e aprovação, para então obter uma nova licença”, explica o vereador.

 

O projeto diz que o proprietário poderá prorrogar a Licença de Obra já existente ou revalidar o documento nos casos em que a licença já tenha expirado. No entanto, para que essa ação seja possível, o projeto de construção deverá ser o mesmo já aprovado e a legislação de obras e zoneamento não poderão ter sofrido alterações.

 

O responsável técnico que assinar o requerimento de prorrogação ou de revalidação não precisará ser necessariamente o mesmo do projeto aprovado, observados os procedimentos exigidos junto ao respectivo órgão de classe.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.