Morre Oswaldo Conte, o primeiro presidente da Câmara

Oswaldo Conte, 88 anos, primeiro presidente da Câmara Municipal de Valinhos, faleceu ontem, dia 8. Seu corpo está sendo velado no Plenário Ulysses Guimarães na Câmara Municipal e o enterro acontecerá às 15 horas no Cemitério Parque das Acácias. Oswaldo teve três filhos frutos de seu primeiro casamento: Norberto Conte, já falecido, Lisete Conte e Cibele Conte Carboni. Atualmente era casado com Dona Carmem Amorin e tinha quatro netos e quatro bisnetos.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), externou seus sentimentos a todos os familiares deste ilustre valinhense. “Como tudo tem um começo, foi Oswaldo Conte quem deu os primeiros passos na organização do Poder Legislativo. Foi um homem que se preocupou com a autonomia político-adminitrativa de Valinhos participando ativamente do Movimento Emancipacionista”, disse. Em abril do ano passado, por iniciativa de Montero, Oswaldo Conte recebeu o Título de Cidadão Honorário de Valinhos.

O prefeito Marcos José da Silva ()MDB) esteve no velório na tarde desta segunda-feira (9/01) e enalteceu o papel desempenhado por Oswaldo Conte na história de Valinhos. O prefeito lembrou que em breve a Câmara Municipal estará funcionando em seu novo prédio e que o atual, será devolvido para a Prefeitura e, que o velório de Oswaldo Conte no plenário fechava um ciclo que ele mesmo havia inaugurado em 1955, quando o município de Valinhos foi instalado e ele, vereador, foi escolhido o primeiro presidente da Câmara. “Oswaldo Conte deixou sua marca na história. Por conta disso, quero encaminhar para esta Casa nas próximas semanas um projeto de Lei dando nome a este prédio histórico de ‘Palácio Oswaldo Conte’, como forma de reconhecimento pelo que fez por nossa cidade”, disse.

Nascido em Campinas no dia 12 de março de 1924, Conte mudou-se para Valinhos aos 18 anos, em 1942, quando o município ainda era distrito de Campinas. Assim como grande parte dos valinhenses da época, passou a trabalhar na Companhia Gessy Industrial, atual, Unilever e foi nessa época que começou uma grande amizade com Jerônimo Alves Correa, que seria mais tarde o primeiro prefeito do município.

Já envolvido com a política, Oswaldo Conte fez parte do time que entrou para história da cidade ao participar do Movimento Emancipacionista que tornou Valinhos independente de Campinas em 1952. Na época, Valinhos possuía quase 11 mil habitantes e, com o incentivo dos líderes políticos da época, participou da disputa por uma cadeira na Câmara Municipal, assumindo como vereador em 1º de janeiro de 1955.

Num período em que era necessário reservar tempo para falar ao telefone de manivela, o vereador foi o principal responsável por implantar em Valinhos o serviço de telefone automático com a extinta Companhia Telefônica de Valinhos.Sendo um dos vereadores mais votados, Oswaldo Conte também recebeu uma grande missão pela frente: ser o primeiro presidente da Câmara no período de 1º de janeiro de 1955 a 31 de dezembro de 1955.

Na segunda campanha eleitoral, Oswaldo tentou alçar um vôo mais alto: tentar uma cadeira no poder Executivo como vice-prefeito. Na época, o cargo não entrava na chapa dos candidatos a prefeito e o vice era eleito separadamente, mas com uma diferença de 4 votos, Oswaldo Conte perdeu as eleições e decidiu não mais pleitear cargos públicos. Engajado na carreira de contador, trabalhou na Equipamentos Clark SA de 1959 a 1963 e na Robert Bosh do Brasil de 1963 a 1965. De 1962 a 1968 lecionou Contabilidade na extinta Escola Técnica de Comércio de Valinhos, tendo, já em 1965, se estabelecido com seu próprio escritório de contabilidade.