Mayr propõe rastrear doses de vacinas aplicadas em Valinhos

#PraCegoVer: Uma mão com anéis e unhas pintadas de rosa introduz uma seringa em um frasco de vidro redondo. Ao fundo, desfocado, vê-se um rosto de 
 mulher com cabelos pretos, máscara de papel e óculos.

O vereador Mayr (Pode) apresentou projeto de lei obrigando a Prefeitura a publicar na internet dados sobre as pessoas imunizadas e os lotes de vacinas recebidos por Valinhos.

 

Se o projeto for aprovado e virar lei no município, a página deverá informar o nome completo ou os primeiros seis dígitos dos CPFs de quem recebeu a vacina. Também ficariam registradas as datas e locais da aplicação e o grupo de vacinação no qual a pessoa foi incluída. Ainda seria preciso identificar o profissional que enquadrou o munícipe no grupo e o que aplicou o imunizante.

 

A proposta obriga a prefeitura a publicar informações sobre os lotes de vacina, como, por exemplo, a quantidade de doses disponíveis e a identificação da pessoa que transportou os medicamentos ao município.

 

Transparência

Na mensagem que acompanha o projeto de lei, Mayr defende que é preciso rastrear as doses de vacina. “Diante de um cenário de escassez de imunizantes, em que não há doses imediatamente disponíveis para toda população, urge assegurar mecanismos de controle social e transparência na gestão do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19”, escreve o vereador.

 

As comissões da Câmara vão analisar o projeto, que ainda não tem data definida para ser votado.

 

Foto: Viktor Braga - flickr.com/ufc-informa. Licença de uso: CC BY-NC 2.0