Fábio Damasceno apoia evento esportivo contra o crack

Valinhos será palco de um grande evento esportivo no próximo dia 29 de outubro. O pugilista Giovanni Andrade, atual Campeão Mundial de Boxe na categoria Super Galo pela Word Pugilism Comission (WPC) e pela Transcontinental Boxing Association (TBA) irá colocar em jogo seu Cinturão de Ouro contra o Campeão Paraguaio e desafiante Eric Ramon Sanabria, em uma luta de doze rounds.

O evento faz parte da Campanha “Nocaute ao Crack”, do Grupo Força Jovem Brasil, e irá acontecer a partir das 16 horas no Ginásio Municipal de Esportes “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”, no Parque Municipal. Giovanni Andrade é hoje o segundo maior nocauteador da história do boxe brasileiro, atrás apenas de Eder Jofre, e também foi o primeiro brasileiro a ganhar a Coroa do Boxe do Mundo Hispânico. A expectativa dos organizadores é reunir quatro mil pessoas no Ginásio Municipal.

O projeto conta com o apoio do vereador Fábio Damasceno (PMDB), que em setembro havia cobrado da Prefeitura ações no sentido de coibir o uso de crack no município, especialmente ações de educação e conscientização. “Não tenho dúvidas que o esporte é o caminho para que a sociedade possa mesmo ‘nocautear’ o crack que está destruindo a vida de milhares de jovens”, disse.

Damasceno ressalta que o evento não visa lucro e que a entrada  será a doação de um kit de higiene pessoal (pasta de dente,escova, papel higiênico, prestobarba, sabonete, etc.), que será doado à clinicas de recuperação de dependentes químicos  de Valinhos e região. “É um evento de solidariedade e de conscientização, mas que também visa a alegria e o entretenimento das pessoas”, afirma.

Para Damasceno, a luta contra o uso das drogas deve ser uma atividade contínua e que tenha por estratégia usar todos os recursos, especialmente o esporte. Ainda segundo ele, esta é a primeira vez que Valinhos recebe um evento internacional de luta de boxe e por isso acredita que muitos valinhenses irão querer ver de perto esse grande combate, que também pretende aferir um grande nocaute no crack.  “Essa droga é a responsável pela destruição de muitos lares, vidas e sonhos. Essa é a primeira de muitas ações que iremos, como o apoio do Grupo Força Jovem Brasil, realizar em nossa cidade”, afirma.

Ainda de acordo com Damasceno, o evento contará com ampla cobertura jornalística, Via Internet, jornais, revista s e emissoras de TV e ex-campeões mundiais. “Estaremos todos juntos, numa só fé, numa só luta contra as drogas”, finalizou.
 
Quem é Giovanni Andrade
 
Giovanni é o atual Campeão Brasileirona categoria Peso Pena pela Confederação Nacional de Boxe (CNB); atual Campeão Brasileiro, Supel Galo pela FNBPB; atual Campeão Mundial: World Pugilism Comission (WPC) e atual Campeão Mundial: Transcontinental Boxing Association (TBA). Em 75 lutas disputadas na carreira Giovanni venceu 50 por nocautes. Seu treinador éDaniel Miranda da Argentina.
 
 
No Brasil há 1,2 milhões de usuários de crack
 
Em recente levantamento realizado pela Assembléia Legislativa de São Paulo foi constatado que o crack é a droga mais presente nas cidades paulistas, desbancando assim as demais drogas ilícitas como a maconha e a cocaína. Em algumas das 15 Regiões Administrativas do Estado, o crack aparece na mesma intensidade que o álcool. Existe no país, segundo a pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)  aproximadamente um milhão e duzentos mil usuários de crack.

Das cidades paulistas, 12% recebem ajuda financeira do governo federal para combater o problema e 5% do governo estadual. Já a maioria, 79%, não dispõe de leitos públicos para tratar os dependentes químicos, que se encontram na faixa etária entre 16 e 35 anos de idade.

A reincidência no tratamento é superior a 50% e, em cidades com população entre 5 mil e 50 mil habitantes, a reincidência se acentua.  O levantamento também aponta que 37% dos municípios – a maioria com população entre 50 mil e 100 mil habitantes - ajudam financeiramente entidades que atendem dependentes químicos.

Em abril, a  Confederação Nacional dos Municípios (CNM), também preocupada com o avanço no consumo do crack,  lançou o portal Observatório Nacional Sobre o Crack. O site contém informações sobre pesquisa feita pela CNM no ano passado, que constatou que 98% dos municípios enfrentam problemas de consumo e circulação do crack.