Projeto obriga prefeitura a divulgar gastos com coronavírus em página especial do Portal da Transparência

#PraCegoVer: Vereador Conti acompanha a sessão de sua tribuna na Câmara. Ele usa máscara e tem uma pasta aberta à sua frente. Ao fundo, veem-se as cadeiras do plenário vazias.

O vereador Henrique Conti (PTB) apresentou na sessão de terça (26) projeto de lei obrigando o Executivo a criar no portal da transparência municipal uma página dedicada aos gastos com a pandemia de Covid-19.

 

Se o projeto for aprovado e virar lei, o endereço eletrônico reuniria movimentações financeiras como compras, repasses, doações, parcerias, despesas e gastos com concursos públicos.

 

A proposta de lei determina que o site informe valores das operações e custos de cada objeto, bem como nome e CNPJ ou CPF das partes que fizerem transações com a prefeitura.

 

O formato da página teria que facilitar a pesquisa e a análise do conteúdo. Também não pode haver dificuldade para baixar e salvar os arquivos.

 

Ainda segundo o projeto, a prefeitura terá 60 dias a partir da promulgação da lei para prestar contas à Câmara dos gastos feitos durante todo o estado de calamidade.

 

“A proposição não gerará nenhum impacto orçamentário adicional”, afirma Conti na mensagem que acompanha o projeto de lei. “Serão disponibilizados espaços para a divulgação dos gastos, em formatação de fácil visualização”, resume.

 

A proposta ainda não tem data definida para ser votada e será analisada pelas comissões da Câmara.