Superintendente da Santa Casa apresenta relatório de enfrentamento à Covid aos vereadores

#PraCegoVer: Foto mostra o superintendente da Santa Casa, Fernando Pozutto, discursando durante a sessão ordinária. Ele usa máscara como medida de prevenção à Covid-19.

 

O superintendente do hospital Santa Casa, Fernando Pozutto, apresentou aos vereadores durante a sessão desta terça-feira (26) relatório de enfrentamento à Covid-19, elaborado pelo hospital. Por pouco mais de 2 horas, Fernando expôs números e respondeu a questionamentos feitos pelos parlamentares.

 

De acordo com o superintendente, as receitas do hospital estão caindo, enquanto o custo operacional praticamente se mantém. Com quedas no atendimento de pacientes do SUS no pronto-socorro e em consultas ambulatoriais, a receita cai. Por outro lado, gastos para enfrentamento da Covid sobem. No mês de abril, o déficit registrado foi de cerca de R$ 413 mil.

 

Uma das saídas para socorrer o hospital é a liberação das verbas parlamentares encaminhadas ao município. Segundo Pozutto, o dinheiro está depositado no Fundo Municipal da Saúde e parte dele depende de questões burocráticas para ser repassado o hospital.

 

“Peço apoio novamente dos vereadores [que tiveram contato com deputados], porque senão os deputados vão ficar infelizes com a cidade e com a Santa Casa, se o dinheiro for devolvido. Eles têm uma escolha para fazer, e quando o dinheiro é devolvido, eles não têm mais como ordenar esse dinheiro (...) Se o dinheiro voltar, talvez eles não indiquem mais verbas para a Santa Casa”, afirmou.

 

O superintendente disse que atualmente há 28 leitos de UTI e mais 6 em adequação na Santa Casa, mas apenas 3 estão vagos.

 

Durante a explanação, Pozutto destacou que o hospital tem se preocupado com a saúde e segurança dos colaboradores, com fornecimento de EPIs e testagem para identificação de possível contaminação pelo vírus. Ele apresentou ainda os custos trabalhistas provocados pela pandemia, com o afastamento de profissionais e concessão de férias.

 

Clique aqui para conferir trecho da sessão onde se iniciam os questionamentos feitos pelos parlamentares.