Cronômetro com contagem regressiva do tempo agiliza sessão ordinária

Novidade implantada no plenário permitiu mais tempo para uso da tribuna

#PraCegoVer: Foto mostra a tela da TV Câmara com os vereadores no plenário e dois cronômetros no canto superior esquerdo.

 

Os vereadores retomaram a sessão ordinária na Câmara de Valinhos nesta terça-feira (4) com uma novidade no plenário. Um cronômetro com contagem regressiva do tempo foi colocado na tela da TV Câmara para que os vereadores pudessem se organizar nos discursos e possibilitou ao público entender melhor a dinâmica da sessão. Embora os tempos estipulados no cronômetro já sejam previstos no Regimento Interno, havia uma dificuldade para controle, já que havia apenas um cronômetro no plenário e agora existem dois no telão: um para contagem normal da discussão e outro para os apartes.

 

O primeiro teste realizado na sessão teve o resultado esperado pela presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB): houve tempo suficiente para que todos os vereadores inscritos pudessem usar a tribuna – e assim falar sobre o trabalho dos parlamentares nos bairros -  e permitiu agilidade na hora das votações. Ao todo, 15 itens foram aprovados na sessão, entre projetos de lei, moções e requerimentos.

 

“Com essa medida, tornamos a sessão mais dinâmica e produtiva, com tempos igualitários para serem utilizados pelos vereadores. Essa é uma forma de evidenciar o trabalho importante de cada um dos 17 parlamentares em defesa da população valinhense, com transparência e com espaço para o trabalho de fiscalização e debates  sobre os temas essenciais e desafios da cidade”, afirmou.

 

Ao término dos tempos concedidos pelos vereadores, há um sinal visual no cronômetro para que os parlamentares encerrem suas falas, antes do corte total do microfone, o que garante o cumprimento integral das normas regimentais.

 

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, na primeira parte da sessão, todos os vereadores inscritos previamente podem usar a tribuna em tempos igualitários. São 45 minutos distribuídos entre os inscritos. Já na segunda parte da sessão, quando ocorre a votação das matérias, o tempo de discussão varia conforme a propositura: 10 minutos para projetos e vetos, 5 minutos para emendas, moções e requerimentos e 1 minuto para apartes. Para as Questões de Ordem, que podem ser solicitadas a qualquer momento da sessão para questionar a aplicação, interpretação e legalidade do Regimento, os vereadores possuem 1 minuto.